Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Revitalização de Espaços Comerciais auxilia 200 microempresas no Planalto

20/11/12

Da Redação

COMPARTILHE

A ação, que encerra em dezembro deste ano, promete capacitar mais empresários em 2013

Da Redação
Ao todo, são 21 municípios já foram contemplados com o projeto no RS (Foto: Banco de Imagens)
Passo Fundo – Depois de 24 meses de atividades, cerca de 200 micro e pequenas empresas (MPEs) localizadas na região Planalto do Rio Grande do Sul já foram auxiliadas com o projeto de Revitalização de Espaços Comerciais. A iniciativa desenvolvida pelo Sebrae/RS encerra em dezembro, mas promete conquistar mais empresários em sua próxima edição, em 2013. 
 
MPEs dos segmentos do comércio varejista de rua e prestadores de serviços dos municípios gaúchos de Passo Fundo, Carazinho, Marau, Cruz Alta, Tapejara e Soledade foram beneficiadas. O projeto consiste na melhoria do ambiente externo e interno do empreendimento, da identidade visual, além de oferecer consultorias e cursos para os empresários do setor. “Primeiro, o Sebrae investe na qualificação dos proprietários de pequenos negócios e depois na revitalização. Afinal, os empreendedores precisam aperfeiçoar a gestão interna antes de partir para mudanças físicas em suas lojas”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.  
 
Os comerciantes também participaram de palestras, rodada de negócios, missões técnicas e até de seminários voltados para o setor. A técnica do Sebrae da Regional Planalto Julia Lavall Vieira explica que “o objetivo do projeto é capacitar os empresários em gestão, bem como tornar os aglomerados comerciais mais atrativos, melhorando, assim, o fluxo de pessoas e o faturamento dos negócios”. 
 
A metodologia exige, além da ação do Sebrae, o envolvimento de parceiros como poder público e entidades empresariais.  Prova de que a parceria promete gerar bons resultados é a Avenida Julio Borella, da cidade de Marau. O projeto de Revitalização de Espaços Comerciais contou com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões por parte da Prefeitura do município A obra já foi concluída em quatro quadras da avenida e há orçamento, previsto para 2013, para revitalização em mais três. “Hoje participam 22 MPEs de Marau. No entanto, no ano que vem, esse número será maior, pois os próprios empresários se comprometeram em trazer novas empresas para o projeto”, completa Julia.  
 
 
Empretec
 
Além de mudar a “cara” de algumas ruas comerciais do Estado, o projeto do Sebrae/RS contou com o Empretec como última atividade. Ao todo foram realizados seis seminários nos municípios atendidos pelo projeto na regional Planalto e cerca de 85 pessoas participaram do curso da instituição. Com os objetivos de estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, o Empretec é composto por atividades práticas e palestra de forma a propiciar competitividade e permanência das empresas no mercado.   
 
 
Projeto
 
O Rio Grande do Sul é o único dos quatro estados – Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul – participantes do projeto de Revitalização de Espaços Comerciais do Sebrae/RS que atende mais do que cinco cidades. Ao todo, são 21 municípios atendidos, das regiões Noroeste, Campanha, Vales do Taquari e Rio Pardo, Planalto e Norte.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios