Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto de economia criativa desenvolve ações

22/03/16

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa do SEBRAE/RS está com inscrições abertas para segundo grupo de trabalho

Da Redação

Trabalho é voltado para arquitetos (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – A economia criativa cresce cada vez mais como negócio, mas para auxiliar os empresários a entenderem melhor esse universo e como se beneficiar dele, o SEBRAE/RS desenvolveu um projeto específico para as áreas com um viés mais artístico. A novidade está em um grupo de trabalho voltado para arquitetos. Interessados em conhecer a ferramenta podem solicitar inscrição pelos telefones 0800-570-0800 ou (51) 3213-1522.

Conforme explica a gestora do projeto, Lucimara Miceli Santos Pereira, a iniciativa, que foi lançada em 2015, tem como objetivo preparar empresários das áreas que trabalham com a criatividade, muitas vezes difícil de ser mensurada como negócio. “Esses profissionais passam pela graduação, mas não há orientação de como empreender. Então, o projeto aplica questões direcionadas a esse mercado”, aponta.

O trabalho desenvolvido para os arquitetos já montou um grupo, com início em março deste ano, e deverá fechar outro previsto para abril. O foco serão os aspectos de gestão, especialmente indicadores de desempenho, e a participação em eventos específicos, que, de acordo com Lucimara, são uma ação de mercado. “Ao longo do ano, teremos muitas atividades, com foco em inovação e gestão de pessoas, além de encontros mensais para avaliação”, explica a técnica.

O primeiro módulo do programa resgata a história de vida do empreendedor e as experiências que o fizeram chegar até o estágio atual de trabalho. No segundo, o empresário é estimulado a refletir sobre seus negócios e a apontar o futuro, destacando a importância de uma gestão mais profissional. No terceiro módulo, a ênfase é a abordagem do mercado criativo, com análise do ambiente e cenário. Após essa etapa, entre os módulos IV e VIII, os participantes conhecerão ferramentas de gestão como marketing, modelo de negócios Canvas e parcerias de trabalho.

A empresária Deonice Romero dos Santos entrou no grupo de economia criativa no final do ano passado, e conta que está sendo proveitoso interagir com outros profissionais de sua área de atuação. “Tenho meu negócio há um ano, trabalho sozinha, então o contato com outras pessoas traz novas ideias e soluções”, afirma. Atuante no mercado há 30 anos, Deonice trabalhou como autônoma, foi funcionária pública na área de projetos e, após a aposentadoria, resolveu voltar ao que gostava de fazer. “Meu escritório presta serviço de Plano de Prevenção conta Incêndio (PPCI). Vou até a empresa, faço um estudo e aponto as adequações”, conta.

O grupo de economia criativa está auxiliando a empresária a pensar mais a fundo no seu negócio e, especialmente, a buscar a valorização do que executa. “É difícil entender, nesses casos, o quanto vale o tempo de trabalho, por exemplo, e além do estudo de gestão, a gente aprende a captar clientes e a definir uma boa margem de lucro”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios