Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto auxilia empresas da Serra no processo de internacionalização

13/12/16

Da Redação

COMPARTILHE

Qualimundi atendeu 30 empreendimentos do setor metalmecânico, colocando-as em contato com empresas do exterior para futuras negociações

Grupo de participantes do Qualimundo durante missão internacional (Foto: SEBRAE/RS)

Caxias do Sul – O ciclo 2015-2016 do projeto Qualimundi, promovido pelo SEBRAE/RS com apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), está finalizando as atividades do ciclo 2015/2016 com saldo positivo. Os 30 empreendimentos do setor mecalmecânico e automotivo participaram de consultorias, capacitações, eventos e missões empresariais no exterior. Apesar do momento de instabilidade econômica, os resultados superaram as metas iniciais da entidade. O objetivo é estimular a competividade por meio da internacionalização.

O coordenador do projeto Qualimundi do SEBRAE/RS, Luis Guilherme Menezes, avalia o resultado final da iniciativa como extremamente positivo. “Atingimos os resultados propostos no projeto e conseguimos entregar bem mais do que o prometido. Tivemos muitas dificuldades econômicas no período, mas a iniciativa serviu para criar uma base de mudança de visão nos empresários”, disse. Para o gestor de projetos da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Aldoir Morais, um processo de internacionalização requer tempo para planejamento e a capacitação auxiliou os empresários na construção da base cultural para a empresa desenvolver ações viáveis nos próximos anos. “Neste momento, eles se voltaram ao mercado nacional para gerar fluxo de caixa e, com isso, diminuíram as ações de internacionalização”, ressalta. No decorrer das atividades, 13 empreendimentos tiveram contato com o exterior, superando a marca inicial de 10 empresas.

Outro ponto positivo, de acordo com Morais, foi criar a consciência entre os participantes de que o mundo não é tão complexo. “Mesmo pequena, com conhecimento adequado, uma empresa pode ultrapassar fronteiras. Hoje eles sabem que a internacionalização é uma forma de pensar e tem um campo de visão muito maior”, destaca. De acordo com o perfil do segmento, os países avaliados para futuras negociações foram aqueles mais próximos, que facilitam o contato por conta da semelhança de culturas, idioma e demandas. “Fizemos um mapeamento de produtos e identificamos que os destinos como Argentina e Colômbia estão entre os principais”, revela.

A primeira exportação

Com 17 anos de atuação e 70 funcionários, a Arsystem se consolidou no comércio de ferramentas para a indústria metalmecânica da região Sul, com filiais em Erechim, Novo Hamburgo e Joinville, em Santa Catarina. No segmento de refrigeração, atende todo o Brasil. O diretor administrativo Oidi Luiz Galeti conta que a adesão ao Qualimundi foi fundamental para o planejamento da internacionalização da empresa. “Participamos de muitas reuniões e consultorias, e criamos um projeto para produtos que podem ser exportados. Ele servirá como base para replicar a ação futuramente”, conta. Mas o empreendedor afirma que tudo será feito com cautela. “Isso está embasado em outra iniciativa, que é o aumento da capacidade de fornecimento, para suprirmos o mercado externo com segurança”, aponta.

Os países avaliados pela Arsystem foram Chile, México, Colômbia e Peru. Durante as atividades do Qualimundi, no entanto, a empresa teve uma primeira experiência de exportação. “Foi inesperado. Uma empresa da Angola descobriu nossos produtos e realizamos a transação. Exportar não é uma tarefa simples, mas é possível”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Agroindústrias de pequeno porte e a inserção no mercado contemporâneo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 10:59

SEBRAE apoia abertura da Sala do Empreendedor em Capão Da Canoa