Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Projeto ALI atende escritórios de Contabilidade

05/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa do Sebrae/RS presta atendimento especializado e gratuito para o desenvolvimento de inovações tecnológicas em produtos e processos

Da Redação

Iniciativa visa o desenvolvimento de inovações tecnológicas em produtos e processos (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – Inovar para crescer! Este é um dos objetivos que norteiam as ações da Pauleski – empresa prestadora de serviços contábeis, localizada na Zona Sul de Porto Alegre. Para isso, os proprietários do empreendimento familiar, Marlo e Elomar Pauleski tomaram uma decisão: aderiram ao projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) e até março de 2014 receberão atendimento especializado e gratuito para o desenvolvimento de inovações tecnológicas em produtos e processos. Assim como a Pauleski Assessoria Contábil, outras 800 micro e pequenas empresas estão sendo atendidas pela iniciativa do Sebrae/RS, em parceria com o CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em diversas regiões do Estado.

O atendimento na empresa é realizado pelo Agente Local de Inovação, bolsista selecionado e graduado há, no máximo três anos, que atua conforme sua área de formação. “Este profissional vai até a empresa em dia e horário mais adequados à rotina do empresário, realiza o diagnóstico e identificar o que a empresa precisa para evoluir”, explica a gerente de Inovação do Sebrae/RS, Marta Folha. Na Pauleski, o atendimento está sendo realizado pela ALI Nathália Rosa Braga desde junho. Segundo ela, a principal ação que está sendo realizada é o Planejamento Estratégico da empresa. “Como não é apenas um escritório de contabilidade e oferece outros serviços, estamos trabalhando no sentido de reposicionar a empresa no mercado. Para contribuir com este trabalho está sendo realizada pesquisa junto aos clientes e os proprietários já participaram da Oficina Posicionamento Estratégico do Sebrae/RS.

Outra atividade que foi sugerida pela ALI e está em prática é o Programa 5S, cujo objetivo é mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. “Toda a equipe está muito envolvida e gostando de aplicar o que prevê o 5s (utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina)”, acrescenta. Para Marlo Pauleski algumas rotinas já eram realizadas pela empresa, mas muitas outras estão saindo do papel agora. “Somos uma empresa bem estruturada e a inovação está em nosso lema, porém o programa vem nos auxiliando a perceber outras necessidades. O trabalho está bem produtivo”, ressalta.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Pauleski está localizada na Zona Sul de Porto Alegre (Av. Cavalhada, 3.805).

Ampliação dos espaços

A Unimaster Contabilidade LTDA, localizada em Canoas, é outra empresa que aderiu ao Projeto ALI em maio deste ano. Com as mudanças implementadas tem aumentado o número de clientes e já está de mudança marcada para uma sala cerca de 40 m² maior que a atual. “Sabíamos que era necessário ampliar, mas estávamos adiando. As ponderações do ALI Romulo Tevah foram decisivas para tomarmos essa decisão”, coloca uma das sócias do escritório, Juliana Brandão. Com isso, o próximo passo da Unimaster é adotar modelos de gestão da qualidade.

Outra medida da empresa refere-se a uma inovação tecnológica em serviço. A Unimaster homologou-se para efetuar registro de certificação digital, necessário a empresas com mais de 10 funcionários ou declarantes da modalidade Lucro Presumido. “É um diferencial que estamos agregando ao escritório, já que em Canoas poucos oferecem este serviço”, destaca Juliana. Além disso, a Unimaster está se capacitando para prestar serviços de consultoria em gestão financeira e já contam com dois clientes. Romulo Tevah destaca que as proprietárias têm uma ótima visão e estão colocando em prática a cultura da inovação. Há 17 anos no mercado, o escritório de Contabilidade conta com cinco funcionários. O novo endereço em Canoas é a Rua Gonçalves Dias, 88, Sala 901.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o projeto ALI beneficia tanto a empresa quanto o profissional que realiza o atendimento. “É uma experiência que ao final de dois anos habilita o profissional a intervir na realidade de outras empresas e executar ações que hoje são apenas indicadas”. Para as empresas, o presidente destaca vantagens como maior faturamento, ampliação da cartela de clientes e poder de concorrência no mercado.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional