Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Programas de Qualidade Total Rural realizam novas capacitações

13/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Projeto de Desenvolvimento Territorial da Regional Norte e cooperativas irá atuar em 150 propriedades até dezembro

Da Redação

Propriedades rurais serão qualificadas a partir do programa (Foto: Banco de Imagens)

Produtores rurais de nove municípios gaúchos estão participando de Programas de Qualidade, através da aplicação das ações: D’Olho na Qualidade Rural e Qualidade Total Rural, os quais são operados por meio da parceria entre SEBRAE/RS com as cooperativas Aurora, Copérdia, Cotrel e Sicredi. As capacitações em grupo e as consultorias individuais já estão sendo aplicadas, e devem ter duração até dezembro.

O D’Olho na Qualidade Rural está fundamentado nos princípios da organização da propriedade a partir da cultura do 5S, metodologia de qualidade total dividida em etapas que visa maior produtividade. Conforme a técnica da Regional Norte do SEBRAE/RS, Catia Regina Roy, os produtores estão aprendendo e vivenciando maneiras de coordenar melhor seus locais de trabalho. “Ao conhecer e aplicar essas metodologias eles conseguem otimizar as atividades, além de trabalhar aspectos como a autoestima, por ver o local mais bonito”, disse.

São seis módulos de atuação: sensibilização, para explicação dos métodos; descarte, que identifica o que não é mais necessário; organização, para definir objetos e lugares corretos para acomodação; limpeza dos ambientes; higiene, com foco na saúde; e ordem mantida, em que será verificada a aplicação dos itens anteriores e sua garantia de continuidade futura. “Cada grupo permanece em treinamento por dois meses. Nesse período são realizadas oficinas práticas e consultorias individuais em cada propriedade com intervalo de 15 dias, para que o técnico possa verificar o quanto está sendo aplicado”, esclarece Catia.

A empreendedora Vanessa Lanfredi, da comunidade de Caravaggio, em Getúlio Vargas, finalizou o programa recentemente, e aponta os benefícios gerados. “O descarte, organização e limpeza tornou o meu trabalho mais fácil no dia a dia. Aprendi muito”, disse a produtora. O trabalho com suínos, que assumiu há 15 anos por sucessão familiar, tem gerado bons resultados. A primeira das três entregas que faz por ano resultou em 644 animais. No intervalo entre um e outro lote, Vanessa cuida da lavoura e de outros aspectos da Granja Lanfredi. “Fico muito feliz por continuar me aperfeiçoando. Sou formada em administração, e todo conteúdo novo só agrega. Iniciativas como essa, que estimulam o produtor rural, contribuem, também, para continuarmos no campo. Valoriza nosso trabalho”, afirma. A empresária recebeu troféu como propriedade destaque em seu grupo.

A iniciativa segue até dezembro deste ano, e as cidades envolvidas são: Planalto Novo, Tiradentes, Alpestre, Cerro Grande, Taquaruçu do Sul, Rodeio Bonito, Barra do Rio Azul, Gaurama e Aratiba, atingindo 150 propriedades.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios