Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Programa Territórios da Cidadania beneficia empresas no Sul do Estado

11/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

De março a outubro, mais de 1,9 mil atendimentos foram realizados pelo Sebrae através da iniciativa

Da Redação
Pelotas – Mais de 1,9 mil empresários da região Sul do Estado estão sendo beneficiados pelas ações do programa Territórios da Cidadania, iniciativa do Sebrae que visa contribuir para o desenvolvimento e a redução das desigualdades socioeconômicas de ambientes menos desenvolvidos. Desde março, 1.011 empresas e 924 potenciais empresários já foram atendidos nos 25 municípios que compõe o programa na região. A meta durante os três anos do projeto é realizar 6.225 atendimentos no Sul gaúcho.
 
Em Turuçu, 40 produtores de morango estão participando de consultoria em design de embalagens, que posteriormente serão utilizadas para a comercialização da fruta. O mesmo está sendo realizado com uma produtora de queijo de Herval, que está criando marca e rótulo para os produtos a partir da consultoria em marketing. “A boa apresentação dos produtos amplia a comercialização e, consequentemente, a renda dos produtores”, explica a gestora do programa na região Sul gaúcho, Jussara Cruz Argoud.
 
Produtores de doces de melancia e mel de Pedro Osório estão sendo capacitados no curso “Boas Práticas de Fabricação”, desenvolvido para que os empresários manipulem os produtos com higiene e segurança. Em breve, o curso será realizado em Arroio Grande, para proprietários de restaurantes, padarias, lancherias e similares. A capacitação dará as empresas o certificado exigido pela vigilância sanitária do município. “O segmento de alimentação fora do lar está em crescimento. Garantir a qualidade dos produtos e serviços é dever de todas as empresas”, analisa a gestora do programa Territórios da Cidadania no Rio Grande do Sul, Tangriane Forest. 
 
Lei Geral
As ações com foco na implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas também são destaque na região. Dos 12 municípios do Sul do Estado que comprovadamente tiraram a legislação do papel, dez integram o programa Territórios da Cidadania. Recentemente, o Sebrae/RS entregou selo e certificado de implementação da Lei Geral a prefeitos e representantes de Jaguarão, São Lourenço do Sul, Piratini, Camaquã, Pelotas, Arroio Grande, Herval, Rio Grande, Pedras Altas, Tapes, São José do Norte e Canguçu. Destes, apenas Camaquã e Tapes não integram o programa.
 
Programa Territórios da Cidadania
Criado em 2008 pelo Governo Federal, o Programa Territórios da Cidadania busca promover o atendimento às atividades produtivas em localidades menos desenvolvidas e estimular a criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento. “O Sebrae, no seu papel de agente de desenvolvimento e na perspectiva de combater as desigualdades socioeconômicas, criou um programa estratégico para tornar a economia de localidades deprimidas mais pujante por meio dos pequenos negócios”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
 
Os municípios que compõem o Territórios da Cidadania foram escolhidos pelo Governo Federal e atendem critérios específicos como menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) territorial, baixo dinamismo econômico e maior concentração de agricultores familiares, assentados, população quilombola e indígena. Participam do Programa municípios de até 50 mil habitantes. No Rio Grande do Sul, municípios de duas regiões integram o Territórios: Sul e Noroeste.
 
Municípios contemplados no Rio Grande do Sul
 
Zona Sul (25): Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.
 
Noroeste Colonial (34): Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cruz Alta, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios