Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Programa PISA apresenta resultados no dia 10 de novembro

09/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Encontro em Caibaté reúne integrantes do projeto, promovido pelo programa Juntos para Competir

Da Redação

Caibaté – As atividades do Projeto de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA II – Noroeste), iniciativa promovida pelo Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), serão encerradas na Região Noroeste no dia 10 de novembro. Na ocasião, os resultados serão apresentados para as famílias que integraram o projeto e representantes de entidade, com manhã de campo na unidade de difusão tecnológica (UDT) Propriedade Matos, almoço e depoimento de produtores. Cinco municípios participaram desta fase do PISA: Caibaté, Roque Gonzales, Ubiretama, Rolador e Mato Queimado.

Segundo a técnica de Agronegócios da Regional Noroeste do SEBRAE/RS, Eloisa Muxfeldt Arns, o encontro marca o encerramento das atividades, que incluíram, ao longo de quatro anos, ações de consultoria, capacitações, missões e visitas técnicas. “O objetivo das ferramentas do PISA é levar inovação para o processo produtivo, dando sustentabilidade para a atividade, organizando a propriedade, reduzindo custos e gerando aumento da rentabilidade”, disse.

O PISA Noroeste contou com a participação de 91 propriedades, distribuídas nos municípios de Caibaté, Roque Gonzaga, Ubiretama, Rolador e Mato Queimado. Segundo Eloisa, famílias inteiras se envolveram nas atividades, “que atuaram em diversos aspectos, mas especialmente na questão da sustentabilidade: social, ambiental e econômica”.

A manhã de campo será realizada na propriedade de José Inácio Rodrigues de Matos. Instalado em Caibaté desde 2005, o produtor trabalha com gado e suíno, tendo o leite como carro-chefe. Segundo ele, o PISA foi responsável por diversas melhorias no trabalho. “Foram muitas ações executadas, especialmente nas questões de manejo. Antes, por exemplo, eu fazia muitos piquetes. Reduzindo esse processo, tive menos necessidade de mão-de-obra e ganhei mais tempo”, disse.

Com 26,6 hectares, Matos produzia, antes, entre 13 e 15 litros/dia de leite. Atualmente, o número está em 23 litros/dia, com 15 animais em lactação, número que deverá aumentar em 2017. “Mudou também a alimentação dos animais. Priorizo o pasto e um pouco de ração, sem silagem de milho, pois o custo é maior e exige mais trabalho”, explica.

Foram parceiros do PISA Noroeste, além do Juntos para Competir, as prefeituras municipais de Rolador, Caibaté, Ubiretama, Roque Gonzales e Mato Queimado; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Roque Gonzales; o Escritório Municipal da EMATER de Caibaté; Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões (Cermissões); e o Escritório Municipal da EMATER de Mato Queimado.

Programação:

9h – Recepção e início da visita de campo
Local: Propriedade de José Inácio Rodrigues de Matos – Caibaté/RS (5 Km da cidade)
Estações técnicas:
1- Planejamento e uso das áreas
2- Manejo e adubação de pastagens
3- Evolução gerencial da propriedade

12h30 – Almoço na AFUCER – Associação dos Funcionários da CERMISSÕES – RS 536 – Km 1
13h30 – Apresentação dos resultados do projeto
14h – Depoimento dos produtores
14h30 – Entrega de certificados
15h30 – Manifestação de parceiros
16h – Encerramento

Sobre o PISA

O PISA é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para difusão de tecnologias para a adequação do processo produtivo em propriedades rurais, visando à produção sustentável de alimentos seguros e de alta qualidade. No Rio Grande do Sul, tornou-se um programa de capacitação continuada a produtores rurais, por meio de um arranjo institucional composto pela coordenação técnica exercida pelas universidades federais (UFPR/UFRGS), o Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) e os parceiros locais (EMATER, prefeituras, associações, sindicatos e, indústrias), além do MAPA.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação