Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Programa Perda Zero busca evitar o desperdício em processos produtivos

05/08/13

Da Redação

COMPARTILHE

Ação é uma iniciativa conjunta do SEBRAE/RS, SINDIMETAL e SENAI/RS, que beneficia 18 empresas

Da Redação

São Leopoldo – O SEBRAE/RS, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL) e o SENAI/RS estão desenvolvendo, em parceria, uma iniciativa fundamental para reduzir custos e estimular ganhos de competitividade em 18 empresas do setor metalmecânico do Estado.

O Programa Perda Zero busca a redução de perdas e desperdícios nos processos produtivos destes empreendimentos, utilizando, para isso, técnicas de fabricação enxutas. “Assim, estimula-se um desempenho fabril mais amplo e com melhores indicadores”, ressalta o técnico da Regional Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS Saulo Morschel.

A ação contempla 48 horas de oficinas sobre temas como manutenção preventiva, layout de produção, sistema Kanban, gestão visual e troca rápida de ferramentas, entre outros, além de 18 horas de consultoria para assegurar a implementação destas ferramentas nas empresas.

As atividades tiveram início com uma oficina de sensibilização, na qual foram apresentados os resultados do diagnóstico feito em cada indústria. Esse levantamento mapeou o atual status das empresas em relação aos temas a serem abordados no programa.

Uma das empresas participantes do Programa Perda Zero é a Metalúrgica Wietti, de Novo Hamburgo, que atua no mercado de encarroçadoras de ônibus, móveis, construção civil e máquinas para pavimentação e mineração. O diretor comercial Paulo Cezar Diotti salienta que a empresa cresceu muito nos últimos anos ao receber o apoio do SEBRAE/RS e também do SINDIMETAL. “Os cursos de capacitação e as orientações sobre o Planejamento Estratégico são serviços fundamentais que contribuíram para que a Wietti focasse o seu trabalho nos princípios e valores de respeito, atitude e velocidade nas decisões, transparência e determinação nas ações”, ressalta.

Além da Wietti, participam da ação conjunta do SEBRAE/RS, do SINDIMETAL e do SENAI/RS as empresas Arjona & Sinos Uniformes Ltda, RCM Metalúrgica Ltda e Samuel Skiba, todas de Novo Hamburgo; C-Bras, Elektronvolt, Liadi Calçados Ltda, Vallup Artes Gráficas e Vettura Motor Homes Ltda, todas de São Leopoldo; Plásticos Leidy, de Harmonia; Gomasul, de Bento Gonçalves; Incobor Indústria e Comércio de Borrachas Ltda, de Cachoeirinha; Intermobili Indústria e Comércio Ltda, de Canoas; Josef Austria Componentes Eletrônicos, de Ivoti; Tracil Informática, de Porto Alegre; VHV Usinagem, de Sapiranga; Viva Cor, de Campo Bom; e Ricale, de Estância Velha.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2017

Marcio Fernandes fala para empreendedores em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2017

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios