Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Programa PAS Leite divulga resultados no dia 17 de julho

14/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

A iniciativa entre SEBRAE/RS, SENAI e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) capacitou 13 produtores de leite em Carlos Barbosa durante sete meses

Da Redação

Produtores de leite de Carlos Barbosa foram capacitados (Foto: Banco de Imagens)

Carlos Barbosa – Uma parceria entre SEBRAE/RS, SENAI/RS e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou, em agosto do ano passado, o Programa Alimentos Seguros (PAS) da Cadeia do Leite no Rio Grande do Sul, com produtores integrados da Cooperativa Santa Clara, em Carlos Barbosa. Com duração de sete meses, a iniciativa, que difundiu boas práticas de produção terá seus resultados apresentados no dia 17 de julho, às 14h, no Memorial Santa Clara (Estrada José Chies, 1641).

O PAS Leite Campo, realizado de forma piloto, possui cinco módulos. Cada um deles é composto por uma aula teórica de 4 horas e mais 4 horas de consultoria individual. Os assuntos dos módulos são relacionados à qualidade do produto final, como segurança e qualidade da água, saúde e higiene do trabalhador, manejo e higiene da ordenha, utensílios e instalações, transporte e coleta do leite e controle de pragas, além de outros temas. Entre essas atividades ocorre um intervalo de 21 dias para que os produtores possam colocar em prática o que aprenderam. Conforme explica a técnica do SEBRAE/RS Ana Carolina Scapin Cittolin, “o setor estava passando por uma crise. Então, o Ministério da Agricultura propôs a chamada agenda positiva, que consistiu em fortalecer a cadeia produtiva”, destaca.

A proposta foi apresentada aos 13 produtores da Cooperativa Santa Clara, que, conforme conta a técnica, demonstraram total interesse. “Eles sabiam o quanto era importante buscar uma alternativa para solidificar o segmento. Então, no mês de setembro de 2014, iniciamos as atividades”, disse. “Em abril deste ano, as propriedades passaram por uma auditoria, e o resultado será divulgado dia 17 de julho”, completa a técnica.

O presidente da Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, disse que a cooperativa sempre teve muito cuidado com a qualidade de seus produtos e da matéria-prima que os produtores entregam. “Já em 1991 fomos pioneiros em pagar o leite também pela qualidade entregue, considerando os resultados nos testes de Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS). Aprimorando isso, implantamos no ano passado o envio dos resultados destes testes por celular, podendo assim oportunizar aos produtores uma resposta mais rápida no tratamento dos animais. O PAS Leite veio acrescentar em todo este processo, uma vez que o programa tem os princípios que já são inerentes à Santa Clara, valorizando a qualidade da matéria-prima, a excelência na indústria e a confiança do consumidor”, ressalta.

O produtor João Marcos Grespan, que já trabalhava com processos de qualidade, afirma que o PAS Leite aprimorou ainda mais a gestão. “Faltava organização. Eu não tinha total controle de processos, não tinha onde consultar para saber informação de um determinado período. Hoje tenho tudo cadastrado”, ressalta.

A propriedade, que será visitada no dia 17, era mantida por seus pais. Possui 17,9 hectares e sete de área ocupada pela produção. Atualmente é coordenada por Grespan e a esposa, enquanto os três filhos dedicam-se aos estudos em outros municípios. “Temos 30 vacas produzindo mil litros de leite por dia. Esse tipo de produto é muito perecível, então focar na qualidade é fundamental. Com a ajuda desse projeto melhorei ainda mais aspectos como a contagem bacteriana, por exemplo, que já era baixa, mas caiu novamente”, comemora. Para o futuro, o proprietário planeja encontrar formas viáveis de aumentar a área ocupada.

Programação
14h – Abertura do evento com a presença de lideranças
15h10 – Apresentação dos resultados do projeto piloto
16h – Entrega dos certificados
17h – Visita a uma das propriedades participantes
18h – Encerramento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing