Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Programa Juntos para Competir contabiliza bons resultados na Expointer 2015

06/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Estande conjunto da FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS registrou mais de 5 mil atendimentos durante a feira

Da Redação

Carlos Sperotto (em pé) apresentou resultados durante almoço na Expointer, neste domingo (Foto: Fagner Almeida)Esteio – O estande do Programa Juntos para Competir, ação desenvolvida pela FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS registrou bons resultados na Expointer 2015. No espaço localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foram contabilizados 5.555 atendimentos. O estande do programa contou com diversas atrações, como a Estufa Conceito, que mostrou alta tecnologia no cultivo protegido, a Vitrine da Carne da Gaúcha e um espaço destinado à eficiência energética, além da Vitrine do Leite, este ano apresentada no Pavilhão do Gado Leiteiro.

A novidade de 2015 foi a instalação de uma estufa para a produção de verduras e frutas, que apresentou aos visitantes três situações de cultivo protegido: sistema hidropônico (folhosas), semi-hidropônico (morangos em substrato) e cultivo de tomates em vasos. No espaço foi apresentado o conceito de alta produção, com uso de tecnologias modernas como a irrigação por gotejamento, a ferti-irrigação e sistema de controle com central computadorizada. Também foram exploradas questões de sustentabilidade como o aproveitamento da água da chuva e a utilização de energia solar. Outro destaque do espaço é a possibilidade de controlar o funcionamento da estufa através de um aplicativo para celular. A estufa trouxe para a Expointer tecnologias que já estão sendo utilizadas pelo produtor rural e fazendo grande diferença em qualidade e produtividade. O espaço registrou a presença de 1.762 pessoas na feira.

Na Vitrine da Carne Gaúcha, que chegou à sua 7ª edição, foi apresentada a qualidade da carne bovina, ovina e suína produzida pelos produtores gaúchos. O consultor que conduzia as dinâmicas de desossa na Vitrine ressaltou ao público visitante a qualidade das carcaças tanto da parte traseira como do dianteiro dos animais. Ao mesmo tempo, um chef de cozinha preparava receitas com os cortes selecionados. As dinâmicas realizadas durante a feira reuniram 2.753 pessoas. No local, os visitantes também puderam se cadastrar em totens e imprimir receitas com a carne de sua preferência.

Na segunda edição da Vitrine do Leite na Expointer foram contabilizados 890 atendimentos. O espaço trouxe informações sobre técnicas empregadas na cadeia leiteira gaúcha para a promoção da excelência e qualidade. As visitas orientadas mostraram todas as etapas de produção, desde o manejo de pastagens para alimentação do gado leiteiro, ordenha, armazenamento, até o processamento na indústria. A segunda etapa, conduzida por uma nutricionista, apresentou receitas a partir do leite, como iogurte, queijos e ambrosia.

No espaço de eficiência energética 150 visitantes tiveram acesso aos conceitos de sustentabilidade e a aplicabilidade dessas ideias nos sistemas de produção agropecuários. Além disso, os consultores das entidades ressaltaram aos visitantes que as energias renováveis (solar, eólica e biodigestores) são práticas possíveis e viáveis economicamente.

Conforme o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto, o programa Juntos para Competir, criado há oito anos, consiste em ações integradas com foco em três pilares: gestão, tecnologia e acesso à mercado. “A partir de um conjunto de atividades e capacitações, o produtor rural fortalece seus processos de gestão e conduz seus negócios de forma estratégica”. Sperotto acrescenta, ainda, que o programa contribui para que toda tecnologia existente e validada pelas instituições de pesquisa do setor esteja ao alcance dos produtores e que seja, efetivamente, utilizada por grande parte das propriedades rurais.

Outras ações

Almoço na casa da Farsul na Expointer reuniu lideranças (Foto: Fagner Almeida)

Outra iniciativa do Programa Juntos Para Competir foi trazer à feira missões de produtores das regiões Planalto, Vale do Taquari e Rio Pardo e Sul. Para o gerente setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler, os produtores rurais precisam ter a oportunidade de participar de eventos como a Expointer e, dessa forma, estarem presentes em diferentes fóruns de discussão e de conhecimento que ocorrem na feira.

O estande do Juntos Para Competir também foi importante como sede de encontros entre entidades na feira, como a reunião entre diretores das três entidades com a direção da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a recepção a integrantes da Câmara Agrícola Lusófona (CAL), que trouxe a Esteio empresários de Portugal, em busca de informações e conhecimento.

O programa Juntos para Competir teve como objetivo apresentar na feira a qualidade da produção agropecuária gaúcha para a população, em especial aos consumidores dos centros urbanos. “Da mesma forma, o Juntos considera importante aproximar os elos produtivos para fortalecer a sinergia, gerando maior percepção de que o agronegócio funciona através de uma complexa cadeia, e que se fortalece com a união de todos”, ressalta o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho.

Todo conhecimento e tecnologia explorados pelo programa na Expointer poderá ser acessado através da rede de atendimento do SEBRAE/RS e/ou nos Sindicatos Rurais vinculados á FARSUL. Para mais informações entre em contato pela Central de Relacionamento SEBRAE: 0800 570 0800.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha