Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Programa Inovativa Brasil reconhece empresas gaúchas

Herself e Real Networking foram finalistas do ciclo de mentorias 2017 e se destacaram em suas respectivas categorias de atuação

09/01/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Duas empresas gaúchas foram destaque no programa de aceleração para startups Inovativa Brasil, iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae, com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). Durante o segundo semestre de 2017, a Herself e a Real Networking participaram de mentorias e capacitações. A ação atendeu empresas inovadoras de todo o Brasil em diversos segmentos de atuação.

Conforme explica o técnico da Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae RS Gustavo Moreira “o Inovativa Brasil oferece acompanhamento e atividades gratuitas em quatro etapas: modelagem e validação da proposta de negócio dos participantes, facilitação de acesso ao mercado, planejamento financeiro e acesso a capital”, disse. A mentoria é um dos pilares do programa, segundo Moreira. Atualmente, são 600 mentores formais. As startups contam com acompanhamento individual, além das mentorias coletivas. “Elas têm, também, a possibilidade de apresentar sua ideia para investidores e executivos de grandes empresas, bem como a integração com outros programas públicos e privados de fomento a startups”, ressalta o técnico. No final, as selecionadas participam do Demoday, que é a apresentação desses empreendimentos de destaque para potenciais investidores.

Criada durante a turma 3 do Startup RS, iniciativa do Sebrae RS, em 2016, a Real Networking é uma plataforma colaborativa de conhecimento para empresas. O fundador Diego Peruchi observou, pela sua experiência em gestão, que muitas corporações tinham problemas semelhantes. “Além disso, existia um baixo aproveitamento dos treinamentos para absorção de novos conhecimentos e uma enorme dificuldade de saber como os outros lidavam com isso. As trocas ficavam muito restritas às redes de contatos pessoais dos colaboradores”, disse.

O destaque pelo Inovativa Brasil na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação: Soluções B2B, Big Data e Internet das Coisas, de acordo com Peruchi, gerou visibilidade e novas oportunidades. “Para nós, foi um reconhecimento de especialistas e investidores do mercado sobre o potencial e o impacto que a empresa pode atingir. Nos abriu muitas portas”, destaca.

Foco no bem-estar das mulheres

As sócias da Herself comemoram o sucesso do produto (Foto: Divulgação)

Já a sócia fundadora da Herself, Raíssa Assmann Kist, trabalhou a autoestima e o conforto da mulher como pontos de partida para a criação de um negócio novo no Brasil. “Pensamos nas medidas que as mulheres adotam durante o período menstrual; no descarte e no bem-estar que elas sentem. Pesquisamos ideias no exterior e chegamos até a ideia de uma calcinha menstrual que dispensa os outros protetores descartáveis, reduzindo o impacto ambiental”, conta.

Raíssa e a sócia Nicole Zagonel criaram um financiamento coletivo para desenvolvimento do produto e dos protótipos. “Com isso, validamos os valores, canais de venda e diminuímos os riscos iniciais”, comenta Raíssa. Dessa forma, as empresárias iniciaram a mentoria do Inovativa com a ideia formatada. “Mesmo assim, foi tudo muito importante para nós por se tratar de algo novo, sem legislação específica. Então, recebemos uma atenção bem criteriosa durante o processo”, relembra. O resultado foi o destaque na categoria Impacto Social. Para 2018, a dupla pretende reforçar o trabalho de e-commerce e o desenvolvimento de novos produtos.

O Inovativa Brasil 2017/2 recebeu mais de 900 inscrições e finalizou com 123 finalistas para o Demoday, em São Paulo. Foram escolhidas 12 startups destaque no total.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha