Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Programa do SEBRAE RS estimula a formação de franquias

Iniciativa está na segunda fase, em que empresas planejam a modelagem do novo negócio. Entre elas está a Decorador em Casa, empreendimento localizado em Porto Alegre

26/04/17

Da Redação

COMPARTILHE
Rodrigo Baierle é o gestor do projeto de franquias do SEBRAE RS (Foto: SEBRAERS)

Rodrigo Baierle é o gestor do projeto de franquias do SEBRAE RS (Foto: SEBRAERS)

Porto Alegre – Diante do alto potencial do mercado de franquias, o SEBRAE RS desenvolveu, em 2016, um projeto direcionado exclusivamente para quem deseja expandir sua empresa a partir desse formato de negócio. A iniciativa conta com apoio técnico da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os empreendimentos que foram atendidos no ano passado estão desenvolvendo um novo modelo de operação, entre eles a Decorador em Casa, de Porto Alegre, que pretende iniciar as franquias até o final de 2017.

Conforme explica o gestor do projeto Franquias RS da Regional Metropolitana do SEBRAE RS, Rodrigo Baierle da Silva, o objetivo é captar e auxiliar pequenas empresas gaúchas que queiram replicar o sucesso de seus negócios. “O programa esclarece todo o funcionamento de uma franquia, incluindo aspectos jurídicos e financeiros, para então identificarmos o potencial daquele empreendimento”, destaca.

ABF foi responsável por ministrar, na primeira fase, o Programa de Capacitação em Franchising, totalizando oito módulos com 64 horas de duração. “A Decorador em Casa está na segunda fase, que estimula a criação do modelo de negócios para implantar a rede de franquia. Essa é a parte mais prática de todo o processo”, disse Silva. Ele informa também que 90% das empresas participantes na primeira fase chegaram ao final com um projeto em condições de receber continuidade.

Praticidade para alcançar o sucesso

O sócio diretor da Decorador em Casa, Vinicius Rabelo, conta que a empresa surgiu em 2013 para atender um público que sentia desejo e necessidade de fazer mudanças em sua residência, de forma descomplicada. “Geralmente, as pessoas ficam reticentes em contratar o serviço de um arquiteto ou decorador porque idealizam como um algo elitizado. Nossa proposta, então, se constitui em desconstruir essa ideia, prestando consultoria de forma objetiva e prática”, detalha. Segundo pesquisa divulgada em 2015 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), 80% da população brasileira nunca teve contato com profissionais desse setor.

Com o serviço proposto, o cliente entra em contato por telefone ou pelo site e explica o que deseja fazer. A partir disso, é realizada uma visita presencial com um tempo já determinado, que pode variar entre 1h, 1h30 ou 2h, de acordo com a tarefa solicitada. “Esse é um dos diferenciais. Trabalhamos com tempo determinado e, assim, geramos um custo menor”, ressalta. Após a visita é elaborado um relatório e o planejamento das modificações, junto com uma lista de fornecedores. “O cliente ficará com o projeto para aplicar quando quiser, seja ele mesmo ou com acompanhamento de um profissional”, comenta Rabelo.

Essas características do negócio fizeram o empreendedor vislumbrar, desde o início, a possibilidade de franquear. O desafio era operar e manter as características originais, que são a simplicidade no atendimento e a orientação conforme a vontade e a necessidade do contratante. “Primeiro precisávamos ter uma experiência maior de mercado. Hoje, contabilizamos mais de 300 consultorias. Depois, com o projeto do SEBRAE RS, fomos ajustando o que precisava”, relembra. Em processo adiantado de implantação, o empresário conta com a experiência de uma arquiteta licenciada em São Paulo como base para verificar o funcionamento da futura rede. “Ela replica nosso modelo por lá, e tem dado certo. Isso foi importante para validarmos o projeto atual. O próximo passo será, inclusive, torná-la uma franqueada”, finaliza. Informações sobre a empresa podem ser obtidas pelo site decoradoremcasa.com.br

Interessados podem participar da primeira fase do programa, que ainda conta com vagas em aberto. O contato pode ser feito pelo whatsapp (51) 98021-2962 ou pelo email rodrigobs@sebrae-rs.com.br, com Rodrigo Baierle Silva. Em 2018 a intenção do SEBRAE RS é orientar o grupo na comercialização e expansão da rede.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios