Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

O D’Olho na Qualidade Total Rural atendeu diversas famílias da Região Norte em 2017

16/02/18

Da Redação

COMPARTILHE

O programa D’Olho na Qualidade Total Rural, desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, através do programa Juntos para Competir, atendeu diversas propriedades do Norte gaúcho ao longo de 2017. Fundamentado na cultura do 5S, o programa se divide em etapas que tem como objetivo combater o desperdício ao otimizar recursos e, com isso, melhorar constantemente as tarefas em busca de melhores resultados. A família Zappani, do município de Ponte Preta, participou das atividades e aponta diversas melhorias nas condições de trabalho.

Consultoria auxiliou propriedade em organização e limpeza (Foto: Banco de Imagens)

A técnica do Sebrae/RS na região Cheila Lorenzon conta que o projeto iniciou as atividades em 2017. “Ele tem foco no descarte, organização de ferramentas e processos, limpeza, entre outros aspectos. Uma consultora ministrou o treinamento e auxiliou os produtores a aplicarem cada uma das etapas”, disse. Ao final foi realizada uma avaliação com as propriedades e cada uma relatou avanços, além de continuarem realizando atividades no projeto ao longo de 2018.

A família Zappani, da cidade de Ponte Preta, integrou o programa e aplicou as ações do D’Olho na Qualidade Total Rural. O negócio familiar, conforme revela o empreendedor Ivan Luis Zappani, é coordenado por ele, seus pais e sua esposa Daiana. “Sempre tivemos a cultura do suíno e do gado de leite, e mais recentemente a granja de ovos. O curso nos ajudou a perceber e implementar aspectos de organização de instrumentos de trabalho, por exemplo”, destaca. A consultoria auxiliou, ainda, na questão do descarte de lixo e, principalmente, tornar a propriedade mais estruturada para o trabalho e apresentável, o que também é benéfico para a autoestima dos seus proprietários.

A consultora Salete Floriani, que acompanhou o processo com a família, ressalta que, mesmo com pouco tempo para aplicação de tudo o que era necessário, o resultado é visível. “Para eles foi um desafio, mas com a dedicação de todos os integrantes se tornou completamente possível”, explica. Atividades que demandavam de duas a três horas hoje são realizadas em apenas uma, apenas como consquência da organização. Além da produção de ovos, suínos e gado leiteiro, a propriedade também produz cilagem para comercialização. “Eles continuam no projeto para trabalhar alguns aspectos de gestão. O resultado do D’Olho foi tão positivo que propriedades vizinhas os visitam com frequência para ver de perto. Hoje, quando eles observam imagens de antes e depois, mal acreditam em como as coisas funcionavam”, finaliza a consultora.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha