Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Professor da Universidade de Milão conhece ações do SEBRAE e destaca a força do programa Juntos para Competir

16/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Fabio Antoldi ficou impressionado com a iniciativa conjunta da FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS que promove o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Agronegócio

Da Redação

O presidente do CDE do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto (centro), recebeu Fabio Antoldi na sede da Farsul (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – Conhecer, na prática, as ações que o SEBRAE desenvolve para fomentar o empreendedorismo no Brasil. Com este objetivo, o professor Fabio Antoldi, da Faculdade de Economia da Universidade Católica de Milão, Itália, e diretor da Divisão de Pequenas e Médias Empresas da Alta Escola de Negócios (ALTIS), da instituição de ensino superior italiana, iniciou nesta segunda-feira, 16 de março, uma série de agendas no Estado. A Universidade Católica de Milão, por meio da ALTIS, é parceria do SEBRAE na promoção do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema SEBRAE, o qual objetiva desenvolver líderes capazes de superar desafios da sociedade brasileira e pensar novos cenários.

A primeira agenda de Fabio Antoldi ocorreu na sede da FARSUL, em Porto Alegre, onde foi recebido pelo presidente da federação e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, e pelo diretor de Administração e Finanças do SEBRAE Nacional, José Claudio dos Santos. O encontro teve como pauta central a apresentação do Programa Juntos para Competir, parceria da FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, ação integrada no setor de agronegócios gaúcho que busca promover o desenvolvimento das principais cadeias produtivas, através de uma metodologia coletiva e dos princípios de organização e integração dos elos dos setores envolvidos. A reunião também foi acompanhada pelos diretores executivos do SEBRAE/RS (Derly Fialho, diretor-superintendente; Ayrton Pinto Ramos, diretor Técnico; Carlos Alberto Schütz, diretor de Administração e Finanças); gerente setorial do agronegócio da instituição, João Paulo Kessler; superintendente e diretor técnico do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl e João Augusto Teles, respectivamente; e pelo consultor do SEBRAE/NA, Emilio Beltrami.

Abrindo o encontro, o diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/NA, José Claudio dos Santos, destacou sua convicção de que “o Programa de Desenvolvimento de Lideranças aumenta o conhecimento global para uma atuação local dos gestores nas diversas regiões do Sistema SEBRAE visto que são eles que atuam como mobilizadores das equipes para o futuro da instituição”. O dirigente lembrou, também, que a iniciativa “é totalmente customizada de acordo com as estratégias do negócio SEBRAE e tem uma construção que inclui a participação ativa dos diretores, chefes de gabinete e gerentes, com aprovação do Conselho Deliberativo Nacional”.

O presidente Carlos Sperotto, por sua vez, falou da satisfação em ver o SEBRAE/RS servir de modelo para que a universidade italiana, através do professor Antoldi, possa analisar programas e projetos realizados pela instituição, conhecer feiras no Rio Grande do Sul, como FIMMA e FIMEC, que contam com a presença de micro e pequenas empresas apoiadas pela entidade, e, ainda, visitar empreendimentos de micro e pequeno porte que estão mudando sua forma de gerenciamento após receberem capacitação em gestão.

Juntos para Competir é exemplo na promoção do desenvolvimento no agronegócio

Fabio Antoldi (centro de gravata escura) ao lado do diretor de Administração e Finanças do SEBRAE Nacional, José Claudio dos Santos (centro de gravata vermelha), e da diretoria executiva do SEBRAE/RS (Foto: SEBRAE/RS)

Fabio Antoldi destacou que estava ansioso em conhecer o Programa Juntos para Competir. “Recebi informações que esta iniciativa conjunta da FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS traz grandes benefícios para os empreendedores rurais e que é um exemplo para a promoção das cadeias produtivas do agronegócio em todo o Brasil. É uma grande satisfação estar no Rio Grande do Sul e poder conhecer o trabalho que estas instituições realizam em favor dos produtores do campo”, falou.

O presidente Carlos Sperotto enfatizou a importância do Juntos para Competir no desenvolvimento do agronegócio no Rio Grande do Sul. “Os esforços do programa são direcionados para a melhoria dos processos produtivos, para a qualificação tecnológica e gerencial dos produtores e para a agregação de valor aos produtos, possibilitando o aumento da competitividade e maior rentabilidade para os empreendimentos participantes”, disse.

Sperotto pontuou, também, que em 2015 serão investidos mais de R$ 12,3 milhões em 26 projetos coletivos, atingindo 3 mil produtores rurais dos segmentos da bovinocultura de corte e de leite, fruticultura, grãos, horticultura, ovinocultura, vitivinicultura e multissetoriais. “O Juntos para Competir tem uma grande representatividade junto aos produtores rurais, que estão mudando suas realidades, podendo projetar um futuro melhor e estimulando os filhos a permanecerem no campo”, disse. Segundo o dirigente, este modelo de trabalho do Juntos para Competir, com foco no agronegócio, pode ser estendido a outras cadeias produtivas como do comércio e da indústria, por exemplo.

Agendas pelo Interior gaúcho

Ao longo desta semana, Fabio Antoldi vai cumprir extensa agenda no Interior do Estado, visitando empreendimentos apoiados pelo Juntos para Competir, no setor do agronegócio, e pelo SEBRAE/RS, no segmento industrial, além das feiras FIMMA, em Bento Gonçalves, e FIMEC, em Novo Hamburgo.

Na terça-feira, 17 de março, em Bento Gonçalves, visita a Vistamontes Sucos Naturais, no Distrito de Faria Lemos, e as vinícolas Torcello e Lidio Carraro. Além de visita a FIMMA, também terá reuniões com dirigentes da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS) e do Senai CETEMO (Centro Tecnológico do Setor Moveleiro).

Na quarta-feira, 18, estará em Farroupilha, conhecendo a empresa Arte Visual – Gestão do Design, e, em Caxias do Sul, visita a propriedade da Família Venturim, que produz uvas e tomates de grande qualidade; a CIM Componentes, empresa especializada na fabricação de conjuntos soldados e na prestação de serviços para o segmento de infraestrutura, energia, óleo e gás; e a Enttry Softwares, que atua com software para impressão e biometria facial.

Finalizando as agendas no Interior gaúcho, Antoldi estará em Campo Bom e Novo Hamburgo na quinta-feira, 19 de março. Na primeira cidade, vai conhecer a empresa Zanni Barcelos, fabricante de sapatos femininos com alto padrão de qualidade. Já em NH, visitará a FIMEC e terá reuniões com dirigentes do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBteC), da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional