Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI CONSULTORIA credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Produtores do interior do Estado visitam a Expointer 2015

27/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa do programa Juntos para Competir irá mobilizar aproximadamente 200 empreendedores entre 1º e 4 de setembro

Da Redação

Produtores rurais do interior do RS participarão da Expointer (Foto: João Alves)

Esteio – Cerca de 200 produtores rurais das regiões Planalto e Sul do Estado participarão de visitas técnicas na 38ª edição da Expointer, que ocorre entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, em Esteio. Através do Programa Juntos para Competir, desenvolvido no Estado por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, as missões empresariais estarão no evento entre 1º e 4 de setembro. Os empreendedores são produtores de leite, grãos, pecuária de corte, além de agroindústrias familiares.

Segundo a gestora dos projetos de agronegócio do SEBRAE na Região Planalto, Diane Sensolo, o interesse dos produtores é conhecer e acessar novas tecnologias as quais são inerentes às atividades desenvolvidas nas propriedades rurais. Estarão representados os municípios de Barros Cassal, Machadinho e São José do Ouro, totalizando 120 pessoas.

Do Sul do Estado participam da feira 80 produtores de Camaquã, Dom Feliciano, Jaguarão, Cerrito, Capão do Leão, Herval, Pinheiro Machado, Rio Grande, São Lourenço do Sul e São José do Norte. “Iremos viabilizar o contato deles com fornecedores de insumos e máquinas agrícolas, fundamental para a realização das suas atividades”, ressalta o técnico do SEBRAE/RS na Regional Sul, Juliano Bolzoni. Os grupos visitarão o estande do Juntos para Competir e as associações de raça presentes no evento.

Outros 300 produtores rurais que ainda não fazem parte do programa Juntos para Competir também terão a oportunidade de conhecer a 38ª Expointer. Serão dez missões provenientes dos municípios de Agudo, Alegrete, Barra do Quaraí, Cacequi, Caxias do Sul, Faxinalzinho, Itapevi, São Sebastião do caí e Uruguaiana, que realizarão visitas entre os dias 2, 3 e 4 de setembro.

Os grupos serão recepcionados no estande do Juntos para Competir, no Pavilhão Internacional, onde ocorre a apresentação do que é o programa e seus benefícios. “Também vamos distribuir a programação da Vitrine da Carne e do Leite, bem como a cartilha de gestão O que o Produtor Rural Precisa Saber?”, explica o gerente do setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler. O objetivo da ação é aproximar os produtores que ainda não estão sendo assistidos pelo Programa Juntos para Competir e criar a oportunidade de mobilização de novos grupos.

Juntos para Competir tem outras atrações na feira:

Localizado no Pavilhão Internacional, o estande do Juntos para Competir contará, ainda, com espaço destinado à eficiência energética, atendimento institucional e eventos temáticos que irão explorar a carne de cordeiro, harmonizadas com vinho e cervejas artesanais.

Entre os destaques do espaço está uma estufa de alta tecnologia que apresentará aos produtores rurais três situações de produção em cultivo protegido: sistema hidropônico sem solo (folhosas), sistema semi-hidropônico (morangos em substrato) e cultivo de tomates em potes. Todos contarão com automação dos processos de irrigação e fertirrigação, controlados por central computadorizada”, comenta Kessler. “Técnicos estarão presentes para passar informações aos visitantes e esclarecer dúvidas e custos envolvidos no sistema. As visitas guiadas terão duração de 30 minutos e ocorrerão três vezes ao dia (9h30 às 10h, 13h às 13h30 e das 15h30 às 16h) em todos os dias da feira.

A Vitrine da Carne Gaúcha, idealizada pela Farsul, tem ainda mais visibilidade este ano, pois está localizada na entrada do Pavilhão Internacional. Entre 29 de agosto e 5 de setembro, ocorrem quatro sessões diárias de desossa e preparo de receitas com carnes de bovino, suíno e ovinos (10h30, 14h, 16h, 17h30). A Vitrine de Leite também ocorre entre 29 de agosto e 5 de setembro, no Pavilhão do Gado de Leite, quatro vezes ao dia (10h, 12h, 14h30, 16h30).

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

O Juntos para Competir tem como objetivo o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do Estado, através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários. As ações compreendem consultorias, cursos presenciais e palestras que aperfeiçoam aspectos de gestão empresarial, tecnologia, agregação de valor ao produto e posicionamentos para a competitividade. Outras informações podem ser obtidas nas sedes dos Sindicatos Rurais, junto aos supervisores regionais do SENAR ou nas regionais do SEBRAE no Estado.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Agosto de 2017

Vitivinicultura terá espaço inédito no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer