Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Processos digitais agilizam abertura de empresas em Bento Gonçalves

Projeto teve participação do Sebrae RS em parceria com a prefeitura municipal e a Jucis-RS

10/04/18

Da Redação

COMPARTILHE

Bento Gonçalves – Desde que passou a integrar a Redesimples, em novembro de 2015, a prefeitura de Bento Gonçalves percebeu que o ambiente de negócios no município passou por uma mudança importante. Porém, nos últimos 30 dias, quando o escritório regional da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis-RS) passou a realizar a digitalização dos documentos aprovados da Via Única, a cidade ganhou mais agilidade no processo de registro empresarial, tornando essa uma característica de destaque em Bento Gonçalves.

Ambiente de negócios em Bento Gonçalves melhorou após adesão a Redesimples (Foto: Divulgação /Prefeitura Municipal)

Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico incentiva o empreendedorismo local com ações importantes junto aos empresários e parceria com o Sebrae RS, por exemplo. Atualmente, qualquer pessoa que deseja ter um negócio no município consegue registrar a documentação e ter deferimento do pedido no mesmo dia, em questão de horas.

“Isso ocorre porque a digitalização dos processos está completa. O escritório regional da Junta Comercial consegue analisar as solicitações de constituição, alteração e baixa de empresas que são recebidas pela unidade. Caso a solicitação analisada seja aprovada, o próprio escritório regional faz a digitalização da imagem do documento aprovado e ele já fica disponível no site da Jucis-RS para o empreendedor visualizar/imprimir a via do documento”, explica o secretário municipal Sílvio Bertolini Pasin.

Como titular da pasta de Desenvolvimento, ele observa ainda que Bento Gonçalves passa por um momento de crescimento. “Temos mais de 15 mil CNPJs ativos e somente no ano de 2017 foram mais de 800 novos empreendimentos registrados. Os números demonstram que o ambiente para negócios está amigável e isso significa geração de valor, circulação de riqueza e renda para as pessoas locais”, empolga-se.

De acordo com o técnico de Políticas Públicas no Sebrae RS Márcio Benedusi nos municípios onde o escritório regional da Jucis-RS ainda não possui a funcionalidade para digitalizar as imagens e agilizar o registro empresarial, depois de aprovados, os documentos são encaminhados para serem digitalizados na sede em Porto Alegre. “Realizando informatização das imagens dos documentos aprovados no próprio escritório regional, o processo torna-se mais simples e ágil, contribuindo com a redução do prazo de registro empresarial e, consequentemente, tornando um ambiente mais favorável ao empreendedorismo”, explica.

O Sebrae RS em parceria com a Junta Comercial tem realizado um intenso trabalho de implantação da Redesimples nos municípios gaúchos. Hoje, são 101 totalmente integrados, o que beneficia 70% das empresas do Estado.

Para o presidente da Jucis-RS, Paulo Roberto Kopschina, além de ter essa agilidade para disponibilizar ao empreendedor os documentos da Via Única aprovados nos escritórios regionais, o Rio Grande do Sul conta também com a nova ferramenta de registro, a Junta Digital, que é uma conquista para os empresários de todos os tipos de segmentos econômicos e portes de negócios. “A Junta Digital é a prestação de serviço de registro empresarial totalmente feita pela internet, com assinatura digital, segurança jurídica e confiabilidade que garante mais rapidez e comodidade”, assegura. Kopschina comenta, ainda, que este é um projeto que colabora para economia nas prefeituras, além de diminuir significantemente as fraudes.

O escritório regional de Bento Gonçalves funciona na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 70 – Térreo, de segunda a sexta feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3454-3380 ou pelo e-mail [email protected]

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha