Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

NRF recebe empresários gaúchos

13/01/16

Da Redação

COMPARTILHE

Comitiva organizada pelo SEBRAE/RS em parceria com a FCDL/RS e o Sindilojas Porto Alegre estará em Nova Iorque de 15 a 22 de janeiro para aprender as lições dos maiores varejistas do mundo. 

Da Redação

Inovações e tendências deverão ser trazidas e implementadas ao longo de 2016 (Foto: Divulgação NRF)

Porto Alegre – Direto do país que ostenta o título de maior mercado consumidor do mundo, micro e pequenas empresas gaúchas buscam inspiração e conhecimento para bem atender e encantar seus clientes. Entre os dias 15 e 22 de janeiro, um grupo de empresários apoiados pelo SEBRAE/RS, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Porto Alegre), vai participar do principal encontro mundial de varejo, em Nova Iorque. Trata-se da 105ª Convenção Mundial do Varejo, organizada pela National Retail Federation (NRF), a federação nacional do varejo americano, que reúne mais de 30 mil visitantes anualmente.

A importância da visitação e da participação em palestras oferecidas pelos norte-americanos ao longo da convenção pode ser medida pelo fato de que muitas tendências, inovações e estratégias para o sucesso de lojistas e prestadores de serviços de varejo são lançadas e debatidas por especialistas e empreendedores dos mais variados cantos do planeta. O coordenador de projetos da Gerência Setorial de Comércio e Serviços do SEBRAE/RS, Fabiano Bassani Zortéa, argumenta que não é por acaso que esse evento chama-se “Grande Show do Varejo”. “Durante os dias de visitação é possível não só aprender sobre as novidades, mas experimentar sensações e ideias para a implementação de inovações que fazem a diferença para o crescimento dos negócios”, afirma.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a NRF é a grande vitrine das principais tendências e soluções para o varejo gaúcho acompanhar as mudanças em nível mundial e ser competitivo. “Não existe mais comércio local e internacional e precisamos entender isso para incorporar em nossas lojas o mesmo padrão de atendimento e inovação que encontramos em grandes redes”, aponta. Kruse, explica, ainda, que um dos objetivos da ida da entidade para Nova Iorque é trazer para a Febravar 2016, que acontecerá de 6 a 8 de julho no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, as novidades que serão apresentadas na NRF.

O grupo que embarca esta semana a partir de Porto Alegre é bastante heterogêneo em perfis varejistas, incluindo prestadores de serviços, como arquitetos focados em projetos de comércio. “Todos os participantes da comitiva gaúcha terão apoio técnico das entidades organizadoras durante e também depois da viagem para absorção e implantação de algumas das propostas aprendidas nos mais variados campos da gestão de varejo: merchandising, design de lojas, marketing, comércio eletrônico, atendimento, gestão financeira, recursos humanos, tecnologia da informação, etc.”, complementa.

Em 2016, há um tema eleito pelos organizadores como sensação para os visitantes. Segundo Zortéa, trata-se da inclusão de conhecimento da área de hospitalidade nas estratégias de engajamento e vendas. “Teremos palestras e informações sobre a absorção de serviços e ideias que hotéis e restaurantes usam para serem adaptados aos lojistas. Isso significa que uma venda em uma loja não deve se restringir só a escolha do produto pelo cliente. É também toda uma experiência que ele vive dentro do estabelecimento e que poderá fazê-lo voltar e recomendar aos amigos”, antecipa.

No dia 16 de janeiro, o Sindilojas Porto Alegre vai promover uma edição especial do Café com Lojistas direto de Nova Iorque. O evento vai abordar os destaques do varejo americano e será transmitido via Periscope, a partir das 11h. O painel contará com a presença de especialistas em gestão, design estratégico e comunicação visual. Serão apresentados diversos cases de lojas que são referência nos Estados Unidos e no mundo. O coordenador do SEBRAE/RS será um dos intermediadores.

Preparação e gerenciamento da expectativa
No último mês de dezembro, em Porto Alegre, os empreendedores selecionados pelo SEBRAE/RS para a missão a Nova Iorque receberam material de estudo detalhado e programações completas para que pudessem planejar e estudar suas agendas no evento. “Conseguimos orientar e direcionar os integrantes da comitiva porque sabemos quais as necessidades deles. Um dos exercícios que solicitamos antecipadamente foi, justamente, o de descreverem seus pontos de interesse de acordo com as carências que enfrentam, seja de conhecimento ou de experiência”, explica Zortéa, lembrando que o trabalho pós-convenção continua com o acompanhamento para implantar as melhorias pretendidas, bem como gerar resultados da expectativa criada no embarque rumo ao evento.

É interessante observar, conforme o gestor, o reconhecimento dos empresários sobre os investimentos realizados para participar da NRF. “Muitos nos relatam que somente com a interação entre si, no grupo, conseguem efetivar negócios que cobrem os custos necessários”, conta. Os integrantes foram selecionados por meio de chamada pública e terão 35% da viagem custeada pelo SEBRAE. “E, mesmo assim, há participantes que não puderam se enquadrar no edital, porque perderam o prazo, por exemplo, e resolveram compor a missão a Nova Iorque”, anima-se.

Entre as participantes, Sílvia Lemos, franqueada de uma loja da marca Contém 1g, está embarcando pela primeira vez. Mesmo tendo uma franquia e cumprindo as regras de seu próprio contrato, percebe que o aprendizado na área de atendimento poderá dar fôlego para suas vendas. “Atuo com cosméticos e perfumaria, incrementando cores e produtos de acordo com a estação do ano e exigências das consumidoras. Entendo que, além da venda em si, preciso oferecer algo mais, como ensinamentos e formas agradáveis de tratar com as clientes. Ensinar o público feminino a fazer seu próprio make é fundamental”, acredita. Atualmente, possui seis colaboradoras e pretende crescer em pontos de venda.

Na programação conjunta para a missão empresarial gaúcha também estão previstas visitas guiadas e técnicas aos principais endereços de varejo na cidade de Nova Iorque.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Janeiro de 2018

Expodireto 2018 contará com estande coletivo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

19 de Janeiro de 2018

Mais de R$ 9,5 milhões em vendas na Couromoda

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:54

Empresas do projeto Alimentos Premium começam a colher frutos

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:52

Programa D’Olho na Qualidade Rural leva conhecimento e lucro para agroindústrias