Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Abertas inscrições para o prêmio SEBRAE Mulher de Negócios

06/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Proprietárias de micro e pequenas empresas, produtoras rurais e Microempreendedoras Individuais podem se candidatar até o dia 31 de julho

Da Redação

Prêmio reconhece a trajetória e o trabalho de mulheres empreendedoras (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – As mulheres estão transformando o empreendedorismo no Brasil. Na última década, o número de empregadoras cresceu 19%, enquanto que entre os homens o aumento foi de apenas 3%. Elas também são donas de 31% dos pequenos negócios no País. Em sua 11ª edição, o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios reconhece essas empresárias que transformam suas vidas pessoais, de suas famílias e até da sua comunidade. As inscrições para a premiação estão abertas desde domingo, 8 de março, e podem ser realizadas até o dia 31 de julho no site do prêmio.

O reconhecimento é promovido a partir de uma parceria entre o SEBRAE, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

A técnica da Gerência de Atendimento Individual do SEBRAE/RS Roseli Martins da Rosa destaca que “o objetivo é identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras que transformaram seus sonhos em realidade e cuja vida hoje é exemplo para outras que também querem realizar seu próprio sonho de empreendedora”.

Podem se candidatar ao prêmio, empreendedoras com mais de um ano de atividade fiscal e mais de 18 anos e com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Elas devem preencher uma ficha de inscrição, um questionário de autoavaliação do negócio, com critérios como iniciativa, visão de futuro e planejamento, e enviar um relato escrito, contando sua trajetória como empresária.

A premiação contempla três categorias: pequena empresa, voltada para as proprietárias de micro e pequenas empresas que estejam estabelecidas formalmente; produtora rural, categoria que reconhece mulheres que exploram atividades agrícolas, pecuárias ou pesqueiras, nas quais não sejam alteradas a composição e características do produto in natura; e empresária individual, que premia o destaque entre as que trabalham por conta própria e com faturamento anual de até R$ 60 mil ao ano.

As vencedoras estaduais concorrem à premiação nacional, que dá direito a um selo e uma viagem de capacitação no Brasil, além de uma viagem internacional para algum centro de referência em empreendedorismo.

Em 2014, o Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar em número de inscritas, com 977 empresárias participantes, perdendo apenas para São Paulo. São histórias como a de Cristiane Marcante, Prata na Categoria Pequenas Empresas da premiação nacional concedida no dia 5 de março.

Cristiane Marcante, vencedora do troféu de prata na etapa nacional da disputa (Foto: Júlio Soares)

Cristiane superou a origem humilde em Nova Prata, buscou conhecimentos e hoje administra uma loja de arte e decoração em Caxias do Sul, que é exemplo de gestão e estímulo à arte e à educação. “Cuido de projetos como o Circulação da Arte, que já está na 3ª edição, com 50 ônibus que circulam em vários bairros da cidade com reproduções de obras de arte nos vidros traseiros, além de distribuir outras réplicas das imagens para escolas públicas e particulares”, relata Cristiane, vencedora estadual da categoria Pequenos Negócios em 2014.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios