Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Pousada conquista selo máximo de sustentabilidade

30/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Piccolo Reffugio recebeu a indicação EcoLíderes Nível Platina

Da Redação

Pousada Piccolo Reffugio de Cotiporã (Foto: Divulgação)

Cotiporã – Não é preciso ser grande para ser sustentável. Uma pequena pousada familiar, em uma paisagem bucólica de Cotiporã, próxima à Capela Nossa Senhora de Caravaggio, na Serra Gaúcha, garantiu o principal reconhecimento de sustentabilidade do Trip Advisor, o maior site de viagens do mundo. A Pousada Piccolo Reffugio tem agora o selo Ecolíderes Nível Platina, um programa que divulga as pousadas e os hotéis ecologicamente corretos em todos os continentes.

Os Ecolíderes do Trip Advisor é um selo criado com a consultoria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da organização internacional Rainforest Alliance. As empresas que mantêm práticas sustentáveis preenchem um questionário detalhado que avalia ações relacionadas à economia de água, energia, destino de resíduos, educação ambiental, entre outros. As participantes recebem uma pontuação e são classificadas em categorias, que vão do EcoParceiro, Bronze, Prata, Ouro e Platina, à mais alta, concedida à Pousada Piccolo Reffugio. Isso significa que o local atende os requisitos mínimos de sustentabilidade e alcançou 60% ou mais de pontuação. Com o reconhecimento, o empreendimento de Cotiporã entra para o seleto time de certificados no Brasil. São apenas 11 hotéis ou pousadas com o nível platina no País e dois no Rio Grande do Sul. O outro destaque no Estado fica em Canela.

Desde sua fundação, há 13 anos, a Pousada Piccolo Reffugio já revelava suas preocupações ambientais. A sócia Edacy Maria Paludo recorda que logo no início havia a preocupação com a reciclagem, em separar o lixo orgânico e encaminhar o material que poderia ser aproveitado para doação. Com o tempo, as ações evoluíram. Hoje, o aquecimento solar é prática na pousada, assim como o tratamento de água e completo de esgoto, que libera água limpa ao ambiente após a utilização na pousada. Também priorizam fornecedores sustentáveis e incentivo à cultura local e a conscientização ambiental. “A política de sustentabilidade está presente em banners em diversos espaços da pousada”, conta Edacy. Para ela, o cuidado ambiental é também uma preocupação econômica. “Com menos gasto em energia e menor desperdício, conseguimos manter tarifas melhores para os hóspedes”, reconhece. E esse cuidado, aliado ao atendimento familiar, está conquistando fregueses de todo o Estado e também de cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Por trás dos bons resultados está a preocupação com sustentabilidade aliada às práticas de gestão. Para isso, a pousada participa de projetos como o promovido pelo SEBRAE/RS para a conquista da NBR 15.401, que certifica meios de hospedagem sustentáveis. A coordenadora de turismo do SEBRAE/RS, Amanda Paim, destaca que este é um atributo ainda pouco desenvolvido no Estado. “Menos de 10 empreendimentos conseguiram essa certificação e três são de Canela. Este ano, a Pousada Piccolo Reffugio também deve assegurar esse reconhecimento”, comenta a gestora. Ela ressalta a dedicação dos proprietários do espaço em torná-lo referência em sustentabilidade. “Com muito comprometimento e seriedade, eles adotaram uma série de práticas que, com o selo do Trip Advisor, os colocam em destaque em sustentabilidade no Brasil e até no mundo”, observa Amanda.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha