Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Credito Consultoria Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Porteiras abertas para o turismo

02/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Espaço no Salão do Empreendedor Rural mostra como pequenas propriedades podem investir no segmento

Da Redação

Espaço do Turismo Rural no Salão do Empreendedor (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – Colher frutas direto do pé; acompanhar ordenhas; tomar café da manhã típico do interior. Com o dia a dia cada vez mais agitado das grandes cidades, atividades simples do meio rural podem ser encantadoras para aqueles que buscam descanso em contato com a natureza. Ciente disso, FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, apresentam no Salão do Empreendedor Rural, na 39ª Expointer, o espaço do Turismo Rural, destinado àqueles produtores que têm interesse em abrir as porteiras de suas propriedades e investir no segmento.

A técnica da gerencia Setorial de Comércio e Serviços do SEBRAE/RS Amanda Paim, responsável pelo espaço no Salão do Empreendedor, destaca que o turismo pode ser uma importante alternativa de renda para a propriedade, a partir de um investimento inicial baixo. “O proprietário pode aproveitar quartos ociosos da casa para receber visitantes, por exemplo, ou receber turistas interessados em ter a experiência de um dia no campo. Não há uma regra, o ideal é investir na vocação do seu negócio”, explica. Amanda pondera, entretanto, que o produtor precisa estar preparado. “Elaborar um plano de negócios é o recomendado para quem quer começar a investir neste segmento”, destaca.

Dentro do Plano de Negócios o empresário poderá detalhar qual será seu foco de trabalho: Educacional, para Visitação, Gastronomia ou Hospedagem. Os quatro segmentos foram escolhidos como prioritários pelo Grupo de Trabalho formado pelo Governo do Estado através das secretarias do Turismo, da Fazenda e de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Abraturr-RS, Emater/RS, Famurs, IPA Metodista, PUCRS, SEBRAE/RS, SENAR-RS e UCS. “Estamos numa fase de diagnóstico inicial do turismo rural no Rio Grande do Sul e de mapeamento das propriedades que já estão atuando no segmento. Em breve, teremos um banco de dados a partir do qual poderemos trabalhar na divulgação e qualificação das propriedades”, destaca Márcia Merllo, coordenadora do Observatório de Turismo da Secretaria do Turismo do Estado.

Andréa Chies relata sua experiência à frente do Sítio Águas Claras (Foto: Fagner Almeida)

Proprietária do Sítio Águas Claras, na região conhecida como Pelotas Colonial, Andréa Chies, contou a sua experiência bem-sucedida a partir do investimento no turismo rural durante palestra na Arena do Conhecimento do Salão do Empreendedor, na manhã de sexta-feira, 2 de setembro. Uma vez ao mês a propriedade recebe turistas interessados em contato com o meio rural. O momento também é uma oportunidade para a família Chies apresentar e vender a produção local de morangos, tomates e derivados, como geleias. “Oferecemos o melhor que nós temos: carinho e qualidade. As pessoas percebem a diferença”, afirmou.

De acordo com Andréa, a parceria com outras propriedades com serviços similares e com agências de turismo que possam ajudar a trazer clientes para as visitações são muito importantes para o bom andamento do negócio. 

Salão do Empreendedor Rural

O Salão do Empreendedor Rural é uma iniciativa inédita da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, na Expointer. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, o espaço contempla uma extensa programação que inclui tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, além das tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine dos Alimentos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo