Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Pontualidade dos pagamentos tem leva queda

21/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Indústria e serviços forem menos adimplentes em maio

Os pequenos negócios brasileiros estão pagando em dia seus compromissos, apesar de um pequeno recuo no mês de maio em relação a abril, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, divulgado nesta quinta-feira, dia 21. A pontualidade desses empreendimentos passou de 95,3% em abril para 95,2% em maio. Isso significa que a cada mil pagamentos realizados, 952 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias.

A pequena queda se deve ao recuo observado na pontualidade do setor industrial, que passou de 95,2% em abril para 94,6% no mês passado, e de serviços, que recuou 0,3% de um mês para o outro. O aquecido setor comercial apresentou o maior nível de pontualidade de pagamentos em maio, mantendo os 95,7% de abril.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, atribui os problemas de pagamento da indústria ao agravamento do quadro financeiro externo, à concorrência dos importados e à falta de dinamismo da economia internacional. “Os pequenos negócios industriais devem seguir com dificuldades para honrar os seus compromissos”, avalia.

Uma pesquisa recente do Sebrae em São Paulo aponta queda no faturamento das indústrias, o que, segundo o consultor da instituição, Pedro João Gonçalves, mostra uma tendência de recuo na pontualidade dos pagamentos.

O levantamento aponta que o desempenho do setor no primeiro quadrimestre deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2011, foi relativamente mais fraco do que a média das MPE. A variação no faturamento da indústria no período foi de 0%, enquanto que as pequenas empresas cresceram 8,5%, puxada por comércio e serviços. “Se entra menos receita na empresa, há uma tendência que ela tenha dificuldade de manter a pontualidade no pagamento”, diz o consultor.

A Serasa Experian é uma empresa de serviços para apoio na tomada de decisões sobre crédito pelas empresas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios