Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Polo Cervejeiro em Porto Alegre ganha roteiro turístico

01/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Projeto piloto apoiado pelo SEBRAE/RS destaca as empresas localizadas no bairro Anchieta, maior polo produtor de cervejas artesanais do País

Da Redação

Baldhead Craft Beers será uma das cervejarias visitadas (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – A prática de aliar o turismo com atividades empresariais chegou ao grupo de empreendedores do Polo Cervejeiro do bairro Anchieta, em Porto Alegre. O 1º Tour Cervejeiro, que será realizado no dia 3 de outubro, fará visitas guiadas nas dependências das empresas, degustação de produtos e confraternização.

A ação, que é pioneira na região, tem como objetivo aproximar os apreciadores da cerveja do local onde elas são produzidas, o já conhecido Polo Cervejeiro do bairro Anchieta. De acordo com a gestora do projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, do SEBRAE/RS, Francine Oliveira Danigno, “queríamos algo nos moldes do turismo realizado nas vinícolas. Por se tratar de um local que abriga 11 microcervejarias, entendemos que se trata de potencial para o turismo cervejeiro”, conta.

O roteiro vai compreender quatro microcervejarias: Babel, Lagom Brewery & Pub, Baldhead Craft Beers e Cervejaria Oito. “Vamos explicar aos visitantes a origem do polo, a importância que ele ganhou e por que foi instalado neste local”, conta Francine. No início do percurso será entregue um pequeno engradado de madeira para acomodar a cerveja que cada empresa irá entregar aos participantes.

Além disso, eles poderão conhecer a estrutura de fabricação e degustar os diferentes tipos de bebidas produzidas, bem como adquirir as cervejas em pontos de venda instalados em todos os estabelecimentos. “Na última parada, na Cervejaria Oito, o tempo será maior, pois além do passeio na fábrica, teremos torneiras abertas de cerveja e um coquetel de encerramento”, ressalta a gestora.

Criada em 2014 pelos sócios Sylvio Eduardo Camara Marmora e Luciano Passos, a Cervejaria Oito produz quatro estilos da bebida, e quer, com essa ação, atrair o público não apenas para a empresa, mas para o polo. “Acreditamos na visibilidade que será gerada e no retorno positivo disso. O local é acessível, as pessoas podem vir, conhecer, degustar, porém nem sabem que existe”, explica. A empresa nasceu da paixão dos amigos pela cerveja. No início, produziam em casa para consumo próprio, e a formalização veio da necessidade de fazer do gosto pela bebida um negócio. “Ainda continuo trabalhando na área de informática, mas o Luciano já se dedica totalmente à microcervejaria”, disse Marmora.

A gestora Francine, do SEBRAE/RS, comemora a realização da atividade. “O ganho maior será o relacionamento estabelecido entre as empresas e os clientes. Afinal, as pessoas gostam de conhecer um pouco mais daquilo que consomem”, finaliza.

O Tour Cervejeiro tem 40 vagas. É uma realização da empresa Matinê Cervejeira e tem o apoio do SEBRAE/RS, da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre e da MaltStore. O passaporte custa R$ 135 reais e inclui transporte desde o ponto inicial até o endereço final e um kit exclusivo do evento.

O Projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul iniciou-se em 2015 para mapear o setor e desenvolver ações de estímulo aos empreendedores. As ações desenvolvidas contribuem para estruturar e desenvolver negócios inovadores, e será aplicado até dezembro deste ano. Atualmente conta com 44 empresas.

Roteiro

  • 14h30 – Saída da MaltStore da Amélia Telles
  • 15h30 – Babel Cervejaria
  • 16h30 – Lagom Brewery & Pub
  • 17h30 – Baldhead Craft Beers
  • 18h30 – Cervejaria Oito
  • 20h30 – Retorno na MaltStore da Padre Chagas
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios