Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Políticas públicas para fortalecer a economia local

05/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Segunda edição do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico será realizado no dia 11 de agosto, em Porto Alegre

Da Redação

Porto Alegre sediará debate sobre estímulo à economia (Foto: Elias Eberhardt)

Porto Alegre – Debater novas iniciativas que possam estimular a economia do Estado é a proposta da segunda edição do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. Promovido pelo SEBRAE/RS e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o evento ocorrerá no dia 11 de agosto, na sala Topázio do hotel Blue Tree Towers Millenium (Avenida Borges de Medeiros, 3120), em Porto Alegre, das 8h30 às 17h. As inscrições devem ser realizadas aqui.

A agenda contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco, de representantes do SEBRAE/RS, Comitiva Executiva Estadual e Frente Nacional dos Prefeitos. Conforme explica a técnica de Políticas Públicas do SEBRAE/RS Cláudia Cittolin “o fórum é um espaço de articulação e troca de experiências de secretários e dirigentes municipais que trabalham para implantar ações de fortalecimento da economia local”, disse.

Entre os convidados estão o secretário municipal de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, João Ricardo Guimarães Caetano, que abordará o tema licenciamento ambiental. Para falar sobre políticas de desenvolvimento para os municípios o convidado será o sócio-diretor das empresas Produttare, eFact e Devélo, Junico Antunes. O tema Redesimples será debatido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Erechim, Tales Manhabosco.

A técnica do SEBRAE/RS explica que “os fóruns regionais direcionam suas demandas para o Fórum Nacional, que funcionará como um catalisador dessas iniciativas, construindo uma agenda política de atuação que promova a integração de todos”, ressalta. A primeira edição do Fórum Regional aconteceu em 2015, na cidade de Passo Fundo, e contou com a presença de mais de 197 lideranças, entre prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento de várias regiões do Rio Grande do Sul.

Desenvolvimento local e MPEs

Um dia antes, na quarta-feira, 10, acontece o Seminário Desenvolvimento Municipal Através dos Pequenos Negócios. O evento, que terá como foco as iniciativas reconhecidas pelo Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, ocorrerá no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, em Porto Alegre), das 13h às 18h. Serão apresentados cases de sucesso (municípios de Três Rios, no Rio de Janeiro, e Gramado) e participação do economista Aod Cunha. As inscrições podem ser feitas pelo site da Assembleia gaúcha.

Programação do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul:

  • 8h30 – Recepção
  • 9h – Abertura
    Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco
    Representante do SEBRAE/RS
    Representantes da Comitiva Executiva Estadual – Carlos Eduardo Lopes da Silva (PF) e Jaques Jaeger (SM)
    Representante FNP
  • 10h – Palestra: Representante do município de Timbó/SC, vencedor da categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios, da IX edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, abordando a temática de uso do poder de compras governamentais como vetor de desenvolvimento local
  • 10h30 – Painel: João Ricardo Guimarães Caetano, Secretário Municipal de São Bernardo do Campo/SP e convidada, abordando a temática de licenciamento ambiental.
  • 11h20 – Painel: Junico Antunes, doutor pela Unisinos, Sócio-diretor das empresas Produttare, eFact e Devélo, e convidado, abordando a temática políticas de desenvolvimento para os municípios.
  • 12h – Intervalo: Almoço
  • 13h30 – Retorno café e network
  • 14h – Palestra. Karla Baeta, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), abordando a temática licenciamento sanitário, classificação de risco das atividades CNAE
  • 14h30 – Palestra: Tales Manhabosco, secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Erechim, abordando a temática da implantação da Redesimples no município.
  • 15h – Palestra: Cláudia Raquel, secretária de Educação do Município de Bom Princípio, abordando a temática de educação empreendedora.
  • 16h – Encerramento
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae