Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI consultoria Credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

PISA leva inovação e desenvolvimento para produtores rurais

14/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Inscrições gratuitas para o evento ocorrem até o dia 21 de julho

Da Redação

Desenvolvimento do campo estará em destaque no evento (Foto: Banco de Imagens)

Jaguari – O que existe de mais atualizado para promover o desenvolvimento no campo está à disposição dos produtores rurais. E uma das ferramentas para essa evolução chama-se PISA (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários). O programa, viabilizado no Rio Grande do Sul por meio do Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), será apresentado a técnicos e produtores rurais de Jaguari e região nos dias 27 e 28 de julho. As inscrições gratuitas ocorrem até o dia 21 de julho e podem ser realizadas pelo telefone (55) 3223-2277.

O 1º Encontro Técnico em Produção Integrada de Sistemas Agropecuários ocorrerá no dia 27 de julho, das 13h30 às 20h, no Hotel Giardino Victtória, localizado na Rua Sete de Setembro, 550. A gestora de projetos da Regional Centro do SEBRAE/RS, Lidiane Soldatti, explica que esse evento é voltado para lideranças, parceiros dos projetos do PISA e profissionais que interagem diretamente com produtores rurais em assistência técnica e gerencial. Segundo ela, será uma oportunidade para apresentar o programa, sua metodologia e benefícios. “O PISA é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a coordenação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com o objetivo de promover o desenvolvimento agropecuário sustentável no âmbito da microbacia hidrográfica”, informa a gestora.

A metodologia baseia-se na inovação do processo produtivo, a partir da recuperação da capacidade de produção dos solos, redução de custos de produção, aumento da rentabilidade e organização da capacidade produtiva. No Estado, 700 propriedades rurais já utilizam essa metodologia, sendo 132 na Região Centro. Esses produtores recebem acompanhamento técnico e gerencial de forma continuada durante o período de desenvolvimento.

O supervisor do SENAR-RS na Região Centro, Gilmar Desconzi, explica que o projeto é fundamentado no planejamento alimentar do gado, especialmente leiteiro, para o ano inteiro. “A partir de uma utilização racional das pastagens, consegue-se uma alimentação melhor, redução de custo e de mão de obra e aumento da produtividade”, destaca Desconzi. Outra vantagem é que ao trabalhar o planejamento dos pastos, os produtores acabem pensando o gerenciamento de toda a propriedade. “O PISA estimula a melhoria de gestão e também a reflexão sobre a sucessão, o que acaba influenciando na manutenção do jovem no campo”, observa o supervisor.

Dia de Campo na Chácara Dois Irmãos

É o que ocorreu com a família de João Tasquetto Baccin, da Chácara Dois Irmãos. A visita à sua propriedade faz parte do 1º Dia de Campo Regional do Pisa Centro, que será realizado no dia 28 de julho, a partir das 9h, na chácara localizada na Linha Chapadão, em Jaguari. O evento é voltado para técnicos e também para produtores rurais interessados em conhecer o exemplo de sucesso na região. “A Chácara Dois Irmãos é referência em diversificação produtiva e sucessão familiar”, observa Lidiane. A história começou na década de 50 com o casal Hermínio e Josephina Baccin.

Da lavoura de fumo inicial, conquistada com muito trabalho, hoje a propriedade tem 50 hectares e está nas mãos dos herdeiros João e Nerci e de seus filhos, e é exemplo de diversificação de culturas. “Eu cuido da criação das vacas leiteiras e do manejo das pastagens. Meu filho Alex é responsável pela plantação de morangos. Meu irmão Nerci toma conta das videiras e minha esposa Nilsa é encarregada da produção de doces”, detalha João Baccin. E essa organização e a diversificação foram resultado da participação no projeto. “Estamos sendo atendidos desde 2011 e, ao ingressar no PISA em 2013, tudo ficou ainda melhor: o manejo das pastagens, as videiras e a produção aumentou. Ou seja, melhorou o sistema de trabalho”, destaca o produtor.

Confira a programação dos dois eventos:

1º Encontro Técnico em Produção Integrada de Sistemas Agropecuários
Data: 27/07/2015
Local: Hotel Giardino Victtória – Rua Sete de Setembro, 550, Jaguari/RS

  • 14h – Abertura e Credenciamento
  • 14h30 – Como surgiu o programa: relato histórico da construção da metodologia.

Palestrante: Adilson Reinaldo Kososki, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

  • 15h20 – A metodologia: pilares, ferramentas e objetivos do programa.

Palestrante: Dr. Paulo César de Faccio Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

  • 16h30- Coffee Break
  • 17h – Governança PISA: arranjo institucional que sustenta o programa.

Palestrante: Dr. Anibal de Moraes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

  • 18h – Case de sucesso: Comitê Técnico Gestor Alto Uruguai.

Palestrante: Genuir Stefanello – Presidente do CTG Alto Uruguai

  • 18h30 – O programa PISA na região: os benefícios do projeto para o município.

Palestrante: Edson Bagolin – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de São Sepé

  • 19h – Mesa Redonda

Moderador: Ana Carolina Cittolin, SEBRAE/RS

  • 20h – Café colonial e Mostra de vinhos e produtos típicos de Jaguari


1º Dia de Campo Regional do Pisa Centro

Data: 28/07/2015
Local: Chácara Dois Irmãos – Linha Chapadão, Jaguari/RS
Público-alvo: Produtores rurais das diversas regiões do Estado e técnicos

  • 9h às 10h – Credenciamento e organização dos grupos

Estação 1 – Estrutura da Propriedade e Fruticultura
Estação 2 – Produção Leiteira
Estação 3 – Agroindústria
Estação 4 – Gestão e Sucessão Familiar

  • 13h30 – Almoço Campeiro – Carreteiro Farsul
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing