Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Pinheiro Machado e Arroio do Padre aplicam a Lei Geral

28/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Municípios já realizam licitações exclusivas com micro e pequenas empresas

Da Redação

Lei Geral é uma realidade em Pinheiro Machado (Foto: Divulgação)

A implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas na região Sul do Estado, em Arroio do Padre e Pinheiro Machado, está garantindo as primeiras iniciativas para beneficiar os empreendedores e a economia local. Com a adesão, as prefeituras já realizam licitações exclusivas e possuem agentes de desenvolvimento local nomeados.

Conforme conta o técnico da Regional Sul do SEBRAE/RS Fabrício Sanches Burkert, poder público e a entidade estão juntos para desenvolver novos negócios nos dois municípios. “O que muda nessas cidades agora é que, com dois agentes de desenvolvimento nomeados, ficará mais fácil orientar a população e atender novas demandas”, conta. Além disso, Burkert destaca que, com as duas cidades, toda a Região Sul possui a legislação implementada, com 21 municípios atendidos.

O diagnóstico apurou que, em Pinheiro Machado, 58% das compras do município são empenhadas com MPEs. Além disso, o município especificou atividades e graus de risco. O agente de desenvolvimento nomeado, Marcelo Rosa, conta que está em fase de preparação para atender as novas demandas. “Vou participar de um treinamento para poder orientar melhor os novos empreendedores. E após isso, vamos inaugurar a Sala do Empreendedor”, disse. Esse espaço centraliza a entrada de documentos que, com a implementação da Lei, liberam o alvará de forma mais rápida.

Em Arroio do Padre, a licitação exclusiva direciona 61% de suas compras com as MPEs. O agente de desenvolvimento nomeado, Israel Bonow Sander, enfatiza que o atendimento aos futuros empresários já está sendo realizado. “Encaminhamos os documentos necessários de forma desburocratizada, por exemplo, e fazemos muito atendimento de pessoas interessadas no cadastro de Microempreendedor Individual (MEI)”, explica. Para Bonow “o ganho é de todos: dos empreendedores e da cidade”, finaliza.

Sobre a Lei Geral das MPEs

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A lei já foi implementada em 212 cidades gaúchas, sendo 40 em 2015. A meta é alcançar 50 novas implantações só este ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha