Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Pesquisa comprova a importância da Mercopar

23/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Levantamento indica que 86% das empresas pretendem participar da feira em 2016

Da Redação

86% dos expositores têm a intenção de estar na próxima edição da Mercopar (Foto: Giovani Vieira)

Caxias do Sul – Diante de um cenário cada vez mais competitivo, onde todas as oportunidades devem ser aproveitadas ao máximo, a Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial ocupa posição de destaque entre as alternativas para fomentar os negócios nos diversos segmentos do setor. A 24ª edição do evento foi realizada entre os dias 6 e 9 de outubro, em Caxias do Sul, reunindo mais de 400 expositores e recebendo cerca de 25 mil visitantes. O valor projetado de negócios realizados durante a feira foi de R$ 65,5 milhões.

De acordo com pesquisa realizada pelos organizadores, 86% dos expositores têm a intenção de estar na próxima edição da Mercopar, que acontecerá de 4 a 7 de outubro de 2016, com o objetivo principal de ampliar o número de clientes, divulgar a empresa e seus produtos e diversificar o número de fornecedores. “Este levantamento feito junto aos participantes da feira é fundamental para uma avaliação completa e detalhada do que o empresariado pensa em relação ao evento, seus pontos positivos e também onde é possível melhorar. A Mercopar se consolida cada vez mais nesta área de subcontratação e inovação, além de oferecer uma oportunidade ímpar de troca de informações e de conhecimento, seja através de palestras e oficinas, além das próprias novidades apresentadas pelos expositores”, ressalta o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho.

Entre os dados coletados durante o evento, cada empresa pesquisada recebeu, em média 209 visitantes, com 67 contatos realizados e 38 novos negócios fechados ou encaminhados. O volume de recursos envolvidos nas negociações atingiu os R$ 120.000,00 para 87% dos entrevistados. “Neste momento em que o empresário estuda detalhadamente todos os seus custos, a Mercopar demonstra o seu papel fomentador, especialmente para as micro e pequenas empresas. Todos estão procurando alternativas, dispostos a continuar trabalhando, empreendendo, consolidando seu espaço e buscando novos mercados”, afirma Valério Regente, diretor-geral da Hannover Fairs Sulamérica.

Projeto Comprador

As Rodadas de Negócios realizadas na Mercopar deste ano tiveram um número expressivo de participantes. Mais de 60 compradores receberam cerca de 302 vendedores de micro e pequenas empresas expositoras, totalizando 1.400 reuniões. De acordo com a pesquisa realizada, 46% destes contatos indicam a possibilidade de fechamento de negócios. Os contatos iniciados na feira passam a ter prosseguimento nas semanas ou mesmo nos meses seguintes. Uma das vantagens das rodadas é a possibilidade que micro e pequenas empresas têm de conversar diretamente com possíveis novos clientes, através da apresentação de seus produtos e serviços a empresas de médio e grande porte.

A feira deste ano contou com uma ampla programação, incluindo palestras de qualificação e inovação para empresários de todos os portes. Também foram destaques espaços como a Central de Oportunidades, Salão Compre do Pequeno Negócio, Orientação ao Crédito, Compras Públicas, Salão de Inovação (Desafio de Robótica, Tecnologia Assistiva, Laboratório de Prototipagem), Eficiência Energética, Oficinas Criativas, entre outros espaços.

A Mercopar é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Mercopar.

Confira as imagens da Mercopar 2015 no nosso canal no Flickr

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional