Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Pequena empresa gaúcha é uma das vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2015

15/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

Tecsistel, de Novo Hamburgo, concorreu ao prêmio nacional e foi agraciada na categoria Indústria – Agente Local de Inovação (ALI)

Da Redação

Glauce da Silveira e Evandro Becker após a premiação, em São Paulo (Foto: Luludi Agência Luz)

Novo Hamburgo – A divulgação dos vencedores do Prêmio Nacional de Inovação 2015, na última quarta-feira, em São Paulo, surpreendeu os diretores da pequena indústria Tecsistel, de Novo Hamburgo. Agraciada na categoria Indústria – Agente Local de Inovação (ALI), a empresa participa do Programa ALI, uma parceria do SEBRAE com o CNPq que busca levar, através de ações de inovação, um diferencial para crescer às empresas. 

No caso da Tecsistel, o acompanhamento no Programa ALI está prestes a completar dois anos e, devido à participação no projeto RST – Rede de Serviços Tecnológicos, uma parceria internacional do SEBRAE, BID e COSMOB – haverá uma prorrogação de participação. Além do troféu, a diretoria e a Agente Local de Inovação, Glauce da Silveira, que acompanha a empresa, participarão de uma missão técnica internacional aos Estados Unidos. A viagem deverá ter foco em conhecimento e curso de educação executiva no Massachusetts Institute of Technology – MIT.

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) e é realizado pelo SEBRAE e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT). Este foi o terceiro ano consecutivo que o Rio Grande do Sul conquistou premiações na categoria do Programa ALI. No ciclo 2013-2014, a vencedora foi a empresa Gáutica, de Caxias do Sul, e no ciclo 2012-2013, foi a empresa TCA Informática, de Taquara. Ambas do setor de serviços.

A gestora do programa ALI no SEBRAE/RS e técnica da Gerência de Inovação e Tecnologia da instituição no Estado, Michele Ballejos Seleri, acompanhou a premiação em São Paulo. “A presença de uma categoria específica para o programa ALI no Prêmio Nacional de Inovação é também a representação de reconhecimento do papel do programa na implementação da cultura e gestão da inovação nos pequenos negócios do Brasil. Consequentemente, os empresários valorizam mais e acreditam na efetividade das soluções SEBRAE”, observa ela. Os agentes são profissionais que contribuem na inserção de ações de inovação em produtos, processos, marketing e gestão organizacional. “A expectativa de gerar resultados, como aumento de clientes, faturamento, lucratividade, tem se confirmado entre as empresas participantes. A cada plano de ação implementado pelo empresário, o agente faz a mensuração de resultados e apresenta os ganhos na participação do programa”, confirma.

O sócio diretor da Tecsistel, Evandro Becker, reconhece que o projeto realizado internamente na empresa deve ser creditado aos esforços da agente local de inovação, como são chamados os profissionais inseridos pelo programa nas empresas. “Quando recebemos a agente, questionamos o quanto seria definidor o trabalho dela para a implantação de uma política interna de gestão e estímulo para a inovação. Com o desenrolar do projeto, verificamos que havia resultados não apenas na questão da inovação, mas na implantação de uma série de ferramentas de gestão, de qualidade, de apoio aos recursos humanos, que satisfazem às metas e objetivos do negócio”, declara Becker.

Por outro lado, a agente local de inovação, Glauce da Silveira, comemora o prêmio por ter sido ela a responsável pela implantação do chamado Programa de Incentivo à Inovação. “Trata-se de uma política interna que agrega a questão da satisfação dos recursos humanos com estímulos ao engajamento para melhorias que resultam em inovação. É um conjunto de processos monitorados, registrados e avaliados a cada nova ideia que surge entre as pessoas da equipe”, comenta ela. Formada em administração de empresas e com especialização em gestão de pessoas, Glauce admite que boa parcela do sucesso do programa se deve ao pensamento dos diretores que são abertos às ferramentas de gestão e à busca da qualidade com inovação. “É muito claro o senso de que inovação é um diferencial capaz de sustentar o crescimento das atividades da empresa em um mercado altamente competitivo”, acredita.

A Tecsistel é uma pequena indústria com 18 anos de atuação na área de projetos e produtos tecnológicos para outras indústrias. “Produzimos máquinas para ensaios destrutivos de matérias-primas, isto é, equipamentos que realizam testes de resistências e pressão, por exemplo, em diferentes tipos de materiais, como plásticos, borrachas, couros, metais, construção civil, etc”, explica o diretor. Com apenas oito colaboradores, incluindo os sócios, a empresa se divide em áreas de projeto e software e de planejamento do equipamento. “Depois de um tempo de incubação no polo tecnológico de São Leopoldo, tivemos a necessidade de um espaço ampliado para dar conta da montagem das máquinas. Hoje, estamos em Novo Hamburgo e temos uma previsão de crescimento bastante animadora para tempos de contexto econômico nem tão favorável”, acrescenta Becker.

Além da inovação atingida com a política interna de incentivos, que variam desde pequenas comemorações, como jantares, até passeios turísticos, por exemplo, a empresa passou a monitorar índices de produtividade, eficiência e credibilidade junto aos clientes, hoje, espalhados por todo o Brasil e alguns com unidades no exterior.

Vale ressaltar que no Rio Grande do Sul, segundo a gestora do Programa ALI, em 2014, havia mais de 3.400 empresas acompanhadas. Para 2015, ainda está em andamento o período de adesão de novas empresas, até agosto. Informações podem ser obtidas pelo portal www.sebrae-rs.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo