Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Peça artesanal do grupo Bichos do Mar de Dentro ganha destaque internacional

19/07/12

Da Redação

COMPARTILHE

 

“Jogo de Xadrez” representará o Brasil na 3ª edição do “Reconhecimento de Excelência da Unesco para produtos artesanais do Mercosul+

Da Redação

Além do Jogo de Xadrez do grupo gaúcho, outras 12 peças artesanais foram selecionadas - 1/1 - Foto: Dudu LealPelotas – O Jogo de Xadrez, peça desenvolvida pelos artesãos do grupo Bichos do Mar de Dentro, irá representar o Brasil na 3ª edição do “Reconhecimento de Excelência da Unesco para produtos artesanais do Mercosul+”. O evento será realizado em Montevidéu (Uruguai), de 30 de julho a 2 de agosto, no marco da celebração dos 50 anos do Conselho Mundial do Artesanato na América Latina.

Além do Jogo de Xadrez do grupo gaúcho, outras 12 peças artesanais foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), através do Programa do Artesanato Brasileiro. Ao todo, 62 produtos de diversas regiões do país participaram da seleção. A análise levou em consideração os critérios adotados pela Unesco no Reconhecimento de Excelência para Produtos Artesanais do Mercosul, que são: Excelência; Autenticidade; Inovação; Ecológico e Comercializável.

O “Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos artesanais do Mercosul+” foi implementado em 2007-2008 em colaboração com os organismos competentes em artesanato da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. O “Reconhecimento” tem o objetivo de incentivar nos artesãos a criação de produtos por meio de habilidades, design e temas nacionais de modo inovador, assegurando a continuidade e a sustentabilidade das tradições culturais. É um instrumento de promoção que avalia a qualidade e autenticidade dos produtos, bem como a promoção internacional dos agraciados com o reconhecimento.

Relação com o Sebrae/RS

O projeto Bichos do Mar de Dentro integrou, durante três anos, o projeto Artesanato do Mar de Dentro, coordenado pelo Sebrae/RS e apoio financeiro da Fibria. Com o auxílio de designers, os artesãos criam e confeccionam bichinhos de pelúcia, miniaturas em madeira, biscuit, bordados e tapeçarias e quebra-cabeça de tecido em formato de garças, corujas, capivaras, tamanduás, quero-queros e muitas outras espécies. A seleção é composta por animais silvestres que vivem na região da Costa Doce, na qual se inclui o chamado Mar de Dentro. Criado em 2004, o grupo é formado por artesãos de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço e Arroio Grande.

Ainda este ano, o grupo voltará a fazer parte de um novo projeto que a entidade está desenvolvendo, o Expoart – Artesanato Gaúcho Rumo a Grandes Eventos. A iniciativa terá duração até 2015.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Pitch no carro

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing