Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Parceria que faz acontecer

13/12/12

Da Redação

COMPARTILHE

Sebrae/RS, Movimento Viva São Leopoldo e FGTAS/SINE unem esforços para incentivar o empreendedorismo 

Da Redação
Desde agosto deste ano, a parceria entre o Movimento São Leopoldo (MVSL), o FGTAS/SINE e o Sebrae/RS vem alterando o rumo de quem não sabia como recomeçar. A partir da união de esforços dessas entidades, nasceu o Programa Fazendo Acontecer que já beneficiou aproximadamente 30 empreendedores da cidade. 
 
Tudo começou com a ideia da integrante do Movimento São Leopoldo Edialeda Susin: “O programa surgiu como uma alternativa para as pessoas que procuravam trabalho através do SINE, mas não tinham oportunidade em empregos formais e para aqueles que queriam criar uma empresa e não sabiam como. Diante da situação, começamos a encaminhá-los para o curso do Sebrae chamado Aprender a Empreender”, explica.  
 
A partir daí, a iniciativa cresceu. O Programa Fazendo Acontecer ganhou duas etapas e vem apresentando o mundo dos negócios para mais empreendedores, que foram divididos em duas turmas. Elaboração de um plano de negócio, oficinas que contribuem para o controle, as vendas e as compras da empresa, cursos para garantir a competitividade e a presença no mercado são algumas das capacitações oferecidas através do Sebrae/RS. Além de tudo isso, a iniciativa ainda formaliza Microempreendedores Individuais (MEIs) e conta com assessorias de crédito.  
 
Depois de três anos, Nara Naressi finalmente conseguiu, através do programa, registrar seu ateliê de moda praia. “Meu negócio ainda não tinha registro e procurei o Sebrae para me ajudar nessa questão. No final das contas, aprendi muito mais do que imaginava. As capacitações abriram um leque de opções que antes eu não enxergava. Além de aprimorar a produção do meu trabalho, melhorei também a parte financeira”, comemora a empreendedora.  
 
Segundo a assistente técnica da Unidade de Atendimento do Sebrae/RS em São Leopoldo Paula Nicolini, as ações continuam em 2013. “Já que o programa tem surtido bons resultados, a ideia do ano que vem é juntarmos as duas turmas rumo à formalização e capacitação das empresas que estão surgindo”, ressalta. Fornecer orientações para abertura de micro e pequenas empresas (MPEs) e disponibilizar assessoriais gerenciais também são alguns dos objetivos do Sebrae/RS, junto com o MVSL e o FTAS/SINE. 
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios