Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Parceria entre universidades de Pelotas e Milão sela o 1º Congresso do LIDER

14/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Evento do SEBRAE/RS reuniu mais de 120 lideranças das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado, em Bagé, dias 12 e 13 de setembro

Da Redação

Ato de assinatura de carta de intenções testemunhado pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS (Foto: Claiton Dornelles)

Bagé – A assinatura de uma carta de intenções entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e a ALTIS – Alta Escola de Empresa e Sociedade da Universidade Católica de Milão fechou com chave de ouro o 1º Congresso dos Participantes do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, em Bagé. O evento foi realizado pelo SEBRAE/RS nos dias 12 e 13 de setembro e teve como participantes os 126 representantes da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado que, desde 2015, participam do Programa LIDER.

Firmaram a carta de intenções o reitor da UCPEL, José Carlos Bachetini, o diretor da ALTIS, Vito Moramarco, e, como testemunhas, o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE Nacional, Bruno Quick, e o vice-presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira. O documento visa compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento territorial das duas regiões. “Só a força coletiva é capaz de mudar uma realidade. Por isso esta união é tão importante”, destacou Bachetini no ato. Moramarco agradeceu o SEBRAE/RS por fazer o contato entre as duas instituições de ensino “tão próximas no conceito, mas tão distantes fisicamente.”

A ALTIS executa na Itália um trabalho similar ao do SEBRAE/RS no Brasil, de fomento ao empreendedorismo e apoio aos pequenos negócios. Os dois países têm em comum o alto número de micro e pequenas empresas – 99,4% lá e 98% aqui – e do enfrentamento de graves crises econômicas recentes. A presença da ALTIS no congresso do LIDER buscou mostrar a experiência bem-sucedida da Itália na formação de clusters de pequenas empresas que tenham fins em comum. De acordo com Fabio Antoldi, professor da ALTIS que foi, ao lado de Moramarco, palestrante do evento do SEBRAE/RS em Bagé, quando as empresas interagem, todos crescem: empresa, ambiente e sociedade. “A final, todos têm o mesmo objetivo que é o desenvolvimento daquele território onde estão inseridos”, sintetizou o italiano.

Programa LIDER

Bruno Quick é o gerente de Políticas Públicas Nacional do SEBRAE (Foto: Claiton Dornelles)

O Programa LIDER foi criado pelo SEBRAE/RS com o objetivo estimular o desenvolvimento das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul, as mais deprimidas do Rio Grande do Sul e cuja economia representa 10,6% do PIB do Estado, através de suas lideranças. Desde abril de 2015, representantes dos setores público, privado e terceiro setor da Campanha e Fronteira Oeste reuniram-se periodicamente, em encontros organizados pelo SEBRAE/RS, para pensar e elencar as prioridades locais e, juntos, construírem um Plano de Desenvolvimento Regional. A região Sul, que já havia sediado o LIDER de forma piloto em 2007 e 2008, juntou-se em meados de 2015. Toda esta caminhada foi orientada pela metodologia desenvolvida pelo SEBRAE.

Para o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE Nacional e um dos idealizadores do LIDER, Bruno Quick, o trabalho realizado pela instituição e pelos líderes locais ao longo deste quase um ano e meio é apenas uma semente para os frutos que virão no futuro. “Este grupo de 126 pessoas está munido com a arma mais poderosa que o ser humano tem: o conhecimento. É a partir dele que vamos defender o Brasil”, afirmou.

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, explica que o Programa não se esgota com a entrega do Plano de Desenvolvimento Regional por cada grupo. Pelo contrário, estes documentos marcam um começo. “A partir de agora, estes grupos têm um norte para caminhar em busca do desenvolvimento tendo o SEBRAE/RS sempre como um parceiro,” afirmou. O trabalho será acompanhado por cinco renomados mentores, selecionados por sua representatividade e capacidade de articulação regional, que são: Darci Schneid, Fernando Schüler, Luiz Coronel, Luiz Eduardo Batalha e Walter Lídio Nunes.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios