Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Acordo de Cooperação entre UCPel e Universidade Católica del Sacro Cuore possibilitará o desenvolvimento de territórios baseados nas MPEs

30/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Aproximação entre as instituições foi promovida pelo SEBRAE/RS para estimular o desenvolvimento dos pequenos negócios do Sul do Estado

Da Redação

Líderes do SEBRAE/RS e da Altis presenciaram a assinatura do Convênio, em Milão (Foto: SEBRAE/RS)

Milão – Uma importante aliança para o Rio Grande do Sul foi oficializada nessa terça-feira, 29 de novembro, na Itália. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Universidade Católica del Sacro Cuore marca a interação entre as duas instituições de ensino e uma possibilidade efetiva de desenvolvimento regional através do compartilhamento de conhecimento e transferência de informação. O convênio foi firmado em Milão, pelo reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Jr., e pelo reitor da universidade italiana, Franco Anelli.

A aproximação é fruto de um trabalho de cooperação realizado pelo SEBRAE/RS, a partir o Programa LIDER, e pela Altis, um dos braços de atuação da Universidade italiana e que tem naquele país execução similar a do SEBRAE no Brasil, de fomento ao empreendedorismo e de estímulo aos pequenos negócios. O conselheiro Fábio Avancini, que na ocasião representou o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, ressaltou que, com a parceria, “a UCPel levará da Itália conhecimento avançado que será revertido em benefício dos empreendedores da região Sul”.

O conselheiro Fábio Avancini (segundo à esq.) representou o presidente Carlos Sperotto no ato (Foto: SEBRAE/RS)Para o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, que também acompanha a missão, fazer parcerias em prol do apoio aos empreendedores é fundamental. “Precisamos de conhecimento para desenvolvermos regiões com alto nível de potencialidades. E acreditamos que podemos fazer mais com boas alianças, pois não sabemos e não pretendemos fazer nada sozinhos”, acrescentou.

Durante a solenidade, o reitor da UCPEL manifestou o desejo de ver as universidades irmãs trabalhando em conjunto. A aliança busca estimular o compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento das duas regiões. Já, o reitor da Universidade Católica del Sacro Cuore, Franco Anelli, destacou a importância de aplicar o conhecimento gerado nas pesquisas científicas na solução dos problemas das empresas da região.

O Cônsul Geral do Brasil em Milão, embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, também participou do evento e disse que o empreendedorismo da pequena empresa é o que a Itália faz de melhor. “Nessa aliança entre as Universidades e o SEBRAE/RS, temos uma grande oportunidade que deve ser multiplicada e o Consulado está à disposição para ajudar no que for necessário”, afirmou.

Visitas técnicas
A delegação gaúcha, integrada por representantes da UCPEL e do SEBRAE/RS, também fez visitas a cooperativas, empresas e instituições parceiras. Acompanhados pelo diretor da Altis, Fábio Antoldi, os participantes da missão conheceram o modelo de atuação da universidade italiana junto as empresas da região, em projetos de ciências agrárias, alimentares e ambientais. “A universidade investe em pesquisas aplicadas, buscando soluções para os negócios que, por sua vez, investem cada vez mais em inovação e na busca de melhores índices de produtividade”, relatou Antoldi. Um dos exemplos, também visitado pelos gaúchos, foi o da Cooperativa Plac, que produz aproximadamente 400 quilos de queijo grana padano por dia e comercializa para todo mundo. Um exemplo de empreendedorismo que pode servir de inspiração para os empresários gaúchos.

O grupo segue em agendas por Milão conhecendo modelos de promoção e desenvolvimento sustentável do sistema econômico local e trabalhando na elaboração de um plano de trabalho dos projetos que surgirão a partir da parceria firmada entre as universidades.

Programa Líder
O Programa LIDER foi criado pelo SEBRAE/RS com o objetivo estimular o desenvolvimento das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul, as mais deprimidas do Rio Grande do Sul e cuja economia representa 10,6% do PIB do Estado, através de suas lideranças

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae