Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI CONSULTORIA Credito Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Palestras sobre liderança e sucessão familiar movimentaram Salão do Empreendedor

14/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Marcus Ronsoni falou sobre o líder “coaching” e Werner Bornholdt abordou a sucessão em empresas familiares

Da Redação

Werner Bornhold ministrou palestra Sucessão em Empresas Familiares (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)

Erechim – As características de um bom líder e as dificuldades em se encontrar sucessores nas empresas familiares foram temas de duas palestras promovidas pelo SEBRAE/RS. Os dois eventos reuniram um bom público no auditório do Salão do Empreendedor na Frinape 2015.

Encontrar um líder que saiba identificar potenciais em outras pessoas foi o tema da palestra Liderança Coaching – O Líder que Forma Líderes, ministrada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC) e facilitador do programa Empretec, do SEBRAE/RS, Marcus Ronsoni. Conforme Ronsoni, as habilidades que o líder demonstra em relação aos seus comandados depende da sua percepção. “A principal premissa de desenvolvimento de um líder técnico (coach) é amadurecer emocionalmente. Quem tiver essa dificuldades, certamente não será um bom líder”, afirmou.

De acordo com o palestrante, essa liderança precisa saber ensinar as pessoas a pensar e entender a lógica do negócio ou da atividade. “Você precisa criar elementos para que essa pessoa fique envolvida no processo decisório”, declarou. Em sua palestra, Ronsoni disse ainda que uma das grandes dificuldades é não ser um líder centralizador. “Ele não pode pensar que é o único a saber determinada atividade. Um bom líder coaching é aquele que consegue preparar seus sucessores e se colocar em uma posição mais estratégica”, enfatizou.

Sucessão familiar

Werner Bornholdt, presidente da Werner Bornholdt Consultores, falou que a sucessão nas empresas familiares é um processo delicado e que, muitas vezes, acaba sendo doloroso. Segundo ele, o transcurso é de longa duração e envolve, basicamente, três vetores: a família, os sócios e o patrimônio e a empresa. Ele destacou que o processo não é único, e envolve justamente essas variáveis.

“As maiores dificuldades e rupturas acontecem quando o processo de sucessão começa pela questão família/sociedade ou família/propriedade, pois muitas vezes há dinheiro e advogados envolvidos”, disse. Conforme Bornholdt, a recomendação é que se comece o processo sucessório na área de gestão e somente depois envolver aspectos financeiros da empresa, pois, nessa etapa, a participação da família e dos outros sócios costuma ser maior.

Confira as atrações do Salão do Empreendedor

As atrações gratuitas, até o dia 15 de novembro, são: Espaço Canvas, Atendimento SEBRAE, Espaços Conceito Virtuais, Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora, Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas), Oportunidades de Negócio, Central de Oportunidades, Rodadas de Negócio, oficinas e capacitações e Biblioteca Interativa SEBRAE.

Parceiros

Os parceiros do SEBRAE/RS também estão presentes. Empresas e entidades, como a MarketUP, o QIPU, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Sicredi e Banco do Brasil estão à disposição do público que quiser conferir um pouco mais das ferramentas direcionadas para o fomento de negócios. E para auxiliar o visitante que participar da programação de palestras, o Makadu é o principal elo de interação. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela empresa de mesmo nome, que integra o projeto de StartUp do SEBRAE/RS. Com ele, já é possível conferir horários e locais, baixar conteúdo e fazer perguntas. Disponível pela GooglePlay e Apple Store.

Sobre o evento

O Salão do Empreendedor é realizado pelo SEBRAE/RS, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim, MarketUp e QIPU.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Setembro de 2017

Gaúchas que serão destaque no Cachaça Trade Fair 2017

SAIBA MAIS

 

18 de Setembro de 2017

Mercopar recebe inscrições para as Rodadas de Negócios até quarta-feira

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/09/2017 15:36

Cachaçarias gaúchas participam de feira em São Paulo

Sebrae RS Podcast 18/09/2017 11:22

Empreendedoras criam calcinha que dispensa uso de absorvente