Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Painel vai estimular negócios no interior de Passo Fundo

08/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

O evento, promovido pelo programa Juntos para Competir, ocorre no dia 14 de abril

Da Redação

Evento é voltado para pequenos produtores rurais (Foto: Banco de Imagens)

Passo Fundo – A realização do I Painel de Oportunidades e Diversificação de Negócios, iniciativa do SEBRAE/RS, vai proporcionar para produtores rurais novas formas de negociar produtos e, também, trocar experiências. O evento é gratuito e ocorre no dia 14 de abril, às 19h30, no Salão da Comunidade da Santa Gema, interior de Passo Fundo. A atividade faz parte da Semana do MEI, que ocorre entre 13 e 18 de abril.

Os produtores da comunidade de Santa Gema, no interior de Passo Fundo, são atendidos pelo projeto Sistema Agrofamiliares da Região do Planalto desde 2012. A iniciativa é operacionalizada por meio do programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), e atende 23 produtores. O painel, conforme destaca a técnica do SEBRAE/RS na Regional Planalto Diane Teresinha Sensolo “terá foco na diversificação do grupo. O objetivo é identificar oportunidades para novos negócios”, conta. As atividades englobam, entre outros, agroindústria de farináceos, laticínios, conservas, chás medicinais, artesanato e embutidos.

A expectativa é mostrar aos empreendedores que compra e venda conjunta, de acordo com Diane, são alternativas que podem beneficiar os negócios. “Eles participam de feiras do produtor e vendas para merenda escolar com frequência, e como há bastante diversidade, mas com pontos em comum, é possível reuni-los em pequenos grupos para compra de insumos, como embalagens, entre outros, reduzindo os custos de produção”, destaca.

Entre esses produtores está Zuleica Casanova, que trabalha no cultivo de plantas bioativas, frutas e grãos. Ela conta que o trabalho com o SEBRAE/RS auxiliou no desenvolvimento de diversos aspectos do negócio. “Recebemos capacitação intensa de gestão e auxílio para desenvolver o valor nutricional das ervas, por exemplo. Tudo aqui é produzido por nós. Então essa ajuda foi importante”, destaca. A participação no painel já instiga a produtora a fazer parte das compras conjuntas e também a diversificar ainda mais sua produção. “Tem coisas que não temos aqui durante o ano todo, como frutas cítricas, então compramos fora”, aponta Zuleica que, além da produção para venda in natura, passou a processar para comercialização em conserva. No futuro, a empresária pretende abrir uma agroindústria e fornecer para uma farmácia de manipulação.

Diane Sensolo ressalta que desde o ano passado a entidade realiza visitas individuais às propriedades para diagnóstico e capacitação. “Fizemos consultoria com carga horária de 9h com cada um deles, orientando em áreas de gestão e marketing e foi aí que vimos que era possível fazer uma aproximação entre eles. Esse painel será importante para encontrarem oportunidades, alavancar vendas e aumentar produtividade e lucratividade”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae