Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei credito mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Otimismo com a economia contamina as micro e pequenas empresas

Sondagem Conjuntural do Sebrae aponta que empreendedores no Sul do País acreditam que os negócios vão melhorar nos próximos 12 meses

12/04/18

Da Redação

COMPARTILHE

A metade dos empresários de micro e pequenas empresas localizadas no Sul do Brasil e que participou da pesquisa de Sondagem Conjuntural do Sebrae está otimista em relação ao cenário da economia para 2018. O índice de 50% apurado em março desse ano é bem superior aos 26% de respostas otimistas em junho de 2017, quando foi realizada a primeira verificação do tipo pela instituição. Depois, já foram feitas versões em setembro e em dezembro de 2017. O estudo atual foi realizado entre 27 de fevereiro e 6 de março de 2018, com 2.992 donos de pequenos negócios.

Empresários da região Sul mostram otimismo em relação ao ano (Foto: Banco de Imagens)

Divulgada nesta semana, a nova pesquisa aponta que as regiões Sul e Nordeste foram as que registraram o maior aumento do otimismo em relação à economia ao longo da série histórica. Na região Nordeste, igualmente o índice de confiança bateu a casa dos 50% dos entrevistados.

Quando a pergunta foi sobre a expectativa de melhora do faturamento da empresa nos próximos 12 meses, os entrevistados do Sul do Brasil também registraram o melhor percentual: 55%. No Sudeste, ficou em 51%; no Centro-Oeste, em 48%; no Nordeste, em 52%; e no Norte, 51%. Também são os empreendedores do Sul os que apresentaram maior índice de respostas afirmativas para a intenção e a contratação de funcionários com 32% das respostas. No Nordeste esse percentual ficou em 26%; no Sudeste, em 26%; no Norte, 22%; e, no Centro-Oeste, 19%.

Segundo o levantamento, os empreendedores percebem que estão mais perto de renegociarem dívidas tributárias com a União e esse pensamento “certamente ficou ainda maior com a derrubada do veto ao Refis das MPEs pelo Congresso Nacional, no último dia 3”, diz o texto do informe que resume a pesquisa. Em junho de 2017, 31% acreditavam na recuperação econômica.

A sondagem mostrou que a avaliação sobre o futuro da economia mostrou-se progressivamente mais otimista na percepção dos empresários que são optantes do Simples Nacional ao longo da série histórica (junho/2017 a março/2018) – alcançando 48% de empresários com expectativa positiva em março/2018, contra 32% em junho/2017.

Ao longo das quatro edições da sondagem, em todas as regiões observou-se um aumento no número de empreendedores otimistas e uma queda no número de pessimistas. Destacam-se também os empresários do ramo da construção civil de todo Brasil, os quais 57% esperam que o cenário melhore nos próximos 12 meses, e para as Empresas de Pequeno Porte (EPPs), mais da metade, 53%, confia na melhora.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/04/2018 14:54

Sebrae leva MPEs para maior feira médica da América Latina

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde