Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Os mitos e verdades sobre os alimentos sem glúten

Em palestra na Arena do Conhecimento, Marta Ladrizzi e Ester Benartti esclareceram algumas informações sobre a doença celíaca

02/09/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Os alimentos sem glúten foram feitos para os pacientes celíacos que de fato não podem ter contato com a proteína. Porém, existem muitas pessoas que retiram o glúten da alimentação na busca do emagrecimento. Para debater sobre alguns mitos e verdades deste tema, Marta Ladrizzi, da Ladrizzi Glúten Free, e Ester Benatti, vice-presidente da Associação dos Celíacos do Brasil no Estado (Acelbra-RS), estiveram presentes no Salão do Empreendedor na Expointer 2017, neste sábado, 2 de Setembro. 


Marta Ladrizzi e Ester Benatti palestraram no Salão do Empreendedor (Foto: Giovani Vieira)

Moda nos últimos anos, as dietas livres de glúten e lactose têm sido disseminadas como uma opção para perda de peso. Segundo Ester Benatti, da Acelbra-RS, o emagrecimento se dá a outros fatores que não estão ligados diretamente ao glúten. “Muitas pessoas retiram da sua alimentação, junto com o glúten, alimentos que possuem carboidrato, como os pães e biscoitos, e passam a consumir legumes e vegetais em maior quantidade. É isso que ocasiona o emagrecimento, e não o glúten em si”, explica. Estar ainda atenta que, caso a pessoa note que o emagrecimento é ocasionado pela retira do glúten, em específico, a pessoa precisa realizar exames, pois esse fato não é normal e ocasiona alguma doença relacionada diretamente com o consumo do glúten.

Apesar de Porto Alegre ser a capital que mais tem diagnósticos de doença celíaca no país, ainda falta muito para que restaurantes e bares passem a oferecer opções de pratos sem glúten ou lactose. “É difícil produzir sem farinha, leite ou ovos. Mas é possível”, afirma a Chef Marta Ladrizzi, proprietária da Ladrizzi Glúten Free, marca de congelados sem a proteína e com produtos sem leite em suas composições.

As especialistas ressaltaram ainda que a produção deve ser separada, para que não haja contaminação cruzada. Outras questões que precisam ser trabalhadas, segundo elas, é a falta de informação e os valores dos produtos livres de glúten e leite, que precisam de demanda para aumentar a escala de produção e oferecer produtos mais em conta.

Salão do Empreendedor

O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios