Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Oportunidades para a pecuária de corte nos campos de altitude

23/06/16

Da Redação

COMPARTILHE

Evento realizado pelo Programa Juntos para Competir consolida-se como encontro referência para produtores rurais da região Serra Gaúcha

Da Redação

Mais de 230 produtores rurais e técnicos da região participaram do evento (Foto: Fagner Almeida)

Caxias do Sul – A marca da qualidade na produção rural é um caminho sem volta. Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) promoveu, em Caxias do Sul, o Fórum de Pecuária de Corte nos Campos de Altitude. Com lotação mais do que esgotada, na terça-feira, dia 21 de junho, o evento contou com a presença de 230 produtores rurais e técnicos da região interessados nos conhecimentos específicos e de mercado apresentados por especialistas convidados.

Com a abordagem focada na qualidade das criações e suas perspectivas para crescer em um cenário desafiador como o ano de 2016, o encontro foi uma oportunidade para o debate e a troca de informações sobre os avanços produtivos e tecnologias disponíveis. O Salão da Comunidade Dall Agno, onde foi realizado o Seminário, recebeu os convidados que manifestaram uma repercussão imediata: “Ao final de cada palestra, percebia-se a motivação dos participantes com as oportunidades apresentadas e eles já demonstraram interesse para uma próxima edição”, comenta o coordenador estadual de Pecuária de Corte do SEBRAE/RS, Roberto Grecellé.

A realização do encontro teve o apoio fundamental do Sindicato Rural de Caxias do Sul e da Secretaria Municipal de Agricultura, que conseguiram mobilizar os produtores para a importância do conhecimento sobre as inovações tecnológicas e suas consequências na qualificação da criação. “No caso da Serra Gaúcha, a característica principal da pecuária de corte é a criação de terneiros. Sendo assim, fez todo o sentido a apresentação do professor da UFRGS, Júlio Barcellos, a respeito da gestão de rebanhos de cria focada em eficiência produtiva”, conta o coordenador.

Em um momento mais técnico, o representante da Fepagro, João Ricardo Martins, explicou sobre o controle estratégico do carrapato, tema solicitado pelos próprios produtores da região. “Foi muito oportuno saber das implicações negativas que o carrapato gera no gado de corte, causando problemas aos criadores”, diz Grecellé, salientando o estímulo deixado pela engenheira agrônoma Yara Suñe e sua trajetória de sucesso. “Sendo também diretora da Farsul, Yara tem visão de mercado e experiência suficiente para literalmente emocionar os participantes com o relato de sua própria criação”, finaliza.

Apoiaram o evento a Emater, os sindicatos rurais de várias localidades e o sindicato dos trabalhadores rurais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação