Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Oportunidade de exportações para as microcervejarias gaúchas

Com o apoio do SEBRAE RS, quatro empreendimentos do Estado terão um espaço exclusivo para apresentar seus produtos a visitantes alemães

08/11/17

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – A possibilidade de microcervejarias gaúchas iniciarem processos de exportação da bebida artesanal começa a ganhar corpo a partir desse mês de novembro. Em uma ação especial dentre outras que o SEBRAE RS está envolvido junto ao 35º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA 2017), nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Centro de Eventos da FIERGS (Avenida Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre. Haverá um estande coletivo para que os empreendedores de quatro marcas de cervejas do Rio Grande do Sul se apresentem, incluindo degustações, aos possíveis negociadores alemães.

Evento acontecerá na sede da Fiergs, em Porto Alegre (Foto: Divulgação)

A gestora do projeto Polo Cervejeiro do RS no SEBRAE RS, Francine de Oliveira Danigno, que esteve à frente da seleção das empresas que estarão no EEBA, salienta que a oportunidade para expor na Mostra de Produtos da indústria brasileira durante o evento internacional é uma consequência do próprio andamento do desenvolvimento do segmento de bebidas gaúcho.

“O Estado já é reconhecido em todo o Brasil como um dos polos cervejeiros mais ativos, organizados, consolidados e de grande produtividade. Em sua grande maioria, as empresas são de micro e pequeno portes e se posicionam como expoentes de qualidade ao receber premiações de diferentes organizações avaliadoras”, comenta ela.

As cervejarias que estarão no espaço do SEBRAE RS possuem processos de gestão bastante avançados, variedade nos produtos, além de capacidade para atender os mais exigentes consumidores. “Observamos que todas as quatro marcas possuem também processos adequados de embalagens, rótulos, marketing e vendas”, complementa Francine. As quatro marcas que estarão no Encontro Econômico são: Brasserie 35, de Turuçu, Cervejaria Heilige, de Santa Cruz do Sul, Moocabier Cervejas Especiais, de Paraí, e Cervejaria Continente, de Porto Alegre.

Indústria 4.0

O 35º Encontro Econômico Brasil Alemanha é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação das Indústrias Alemãs (BDI) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio de seu Centro Internacional de Negócios (Cin-RS). O SEBRAE RS apoia as atividades de diferentes formas, pois tem entre seus objetivos colaborar com as micro e pequenas indústrias que crescem no Estado. Não por acaso, estará junto ao Senai-RS e ao Sesi-RS em um estande de viés institucional e educativo para a disseminação do conceito de Indústria 4.0.

De acordo com o coordenador estadual da carteira de pequenas indústrias dos segmentos metalmecânico e energia no SEBRAE RS, Fabiano Dallacorte, o evento é uma boa iniciativa para demonstrar como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar os processos produtivos das empresas. “O estande do SEBRAE RS, SENAI/RS e SESI/RS apresentará o funcionamento de um scanner 3D, que tem como principais objetivos fazer a comparação de qualidade entre peças fabricadas em uma linha de produção, reproduzir a fabricação de uma peça que já existe e até facilitar a prototipagem rápida quando associado à uma impressora 3D”, destaca.

Do mesmo modo, no papel educativo a que se propõe, o SEBRAE RS pode colaborar com os empreendimentos que desejam entender e aplicar conceitos do que é a Indústria 4.0. “Temos dois robôs inteligentes, na verdade, dois braços robóticos, que interagem com seres humanos em um processo de produção eficiente e seguro. Em um futuro próximo, pequenas empresas terão cada vez mais acesso a essas tecnologias e é nossa intenção, junto com os parceiros, ajudar com conhecimento, treinamento, capacitações, etc.”, resume Dallacorte.

Os organizadores possuem a expectativa de que 2.000 pessoas estejam no EEBA 2017, evento que ocorre anualmente intercalado entre Brasil e Alemanha. A partir da manhã do dia 13, segunda-feira, haverá rodadas de negócios, mostra de produtos, debates, fóruns, visitas técnicas, integração e atividades culturais e gastronômicas. O evento conta com a parceria da ApexBrasil, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e os apoios do SEBRAE RS e da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre (AHK-RS).

As inscrições são gratuitas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Fevereiro de 2018

Projeto Loja na Moda retoma atividades em Santa Maria

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2018

NRF 2018 será tema de série de palestras online do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS