Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

O sucesso do Projeto Energia Mais

Iniciativa visa a aumentar a participação das pequenas empresas no mercado nacional no segmento de eficiência energética e geração de energia a partir de fontes renováveis

26/02/18

Da Redação

COMPARTILHE

O projeto Energia Mais do Sebrae RS finalizou mais uma edição com grande sucesso. Em 2017, foram 110 empreendimentos participantes entre micro e pequenas empresas que compõem a cadeia produtiva de energia elétrica. O programa compreendeu atividades das regiões Metropolitana, Serra e Sul do Estado e gerou um aumento no índice de competitividade dos negócios atendidos.

Empresas que atuam na cadeia de energias alternativas podem participar do projeto (Foto: Banco de Imagens)

De acordo com o gestor do projeto pelo Sebrae RS, Cleverton Paranhos da Rocha, o principal foco do trabalho em 2017 foi melhorar a qualificação da gestão comercial e a geração de parcerias entre empresas. Para isso, foram realizadas uma série de cursos e consultorias focadas no marketing digital e na cooperação empresarial, consultoria tecnológica de eficiência energética, meio ambiente, indicadores de desempenho, entre outros. “Foi possível mostrar a eles que os integrantes do grupo não devem se ver como concorrentes e sim como aliados e parceiros. Criar essa aproximação entre as pequenas empresas é fundamental para futuras alianças em projetos maiores”, revela.

Rocha conta que foram conquistados resultados importantes, tais como o aumento da taxa de sucesso em vendas e o aumento da competitividade dos pequenos negócios participantes dos projetos. Para o gestor do Sebrae RS, a taxa de conversão de orçamento em vendas é um dos fatores mais importantes para os empreendimentos inscritos.

O gerente Industrial da Gas Service Industrial, empresa de aquecimento industrial a gás, baseada em Canoas, Jorge Weis, afirma que a presença no Projeto Energia Mais ajudou a tornar o negócio mais competitivo comercialmente. “Aprendemos bastante no programa e agora é a hora de colocar em prática e fazer valer o tempo que tivemos sob a guarda do Sebrae RS. Antes não tínhamos a mínima noção do que era marketing e agora já estamos até organizando o setor”, afirma o gerente.

Experiência positiva também é o caso da Vaporsul Caldeiras e Aquecedores, de Gravataí. O gerente de Desenvolvimento e Gestão, Ariosto Moraes, afirma que a empresa é outra depois de participar do Projeto. “Embora tenha conhecimento gerencial por ter trabalhado muitos anos em grandes corporações, dirigir um negócio é completamente diferente e a oportunidade de trocar experiências como outros empreendedores é sempre válido. Além disso, nessa nova etapa poderemos usar a teoria aprendida em novas oficinas e consultorias. Estamos realmente ansiosos por continuar no Energia Mais”, assegura.

Nova oportunidade está com inscrições abertas

A terceira etapa do Projeto Energia Mais irá inscrever 120 empresas, com início das atividades em março. Interessados em participar na Capital e Região Metropolitana devem entrar em contato com Cleverton Paranhos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 99277-2158. Já os empreendedores das regiões Norte e da Serra podem solicitar mais informações com Aldoir de Morais no e-mail [email protected] ou no telefone (54) 99998.4376. Para o Sul do Estado o contato é a Luciana Fonseca no e-mail [email protected] ou pelo telefone (53) 99976-1578.

O Projeto Energia Mais conta com o apoio da Associação RS Óleo, Gás e Energia, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE-RS), do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA da Serra Gaúcha) e do Arranjo Produtivo Local Naval (APL Naval) e Energia de Rio Grande e Entorno.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/04/2018 14:54

Sebrae leva MPEs para maior feira médica da América Latina

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde