Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

NRF 2016 e as lições para o ano todo

05/02/16

Da Redação

COMPARTILHE

Missão Empresarial gaúcha, organizada pelo SEBRAE/RS, passa a trabalhar com os temas mais interessantes vistos no maior encontro mundial de varejo

Da Redação

Grupo gaúcho em Nova Iorque foi liderado pelo SEBRAE/RS (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – A 105ª edição da maior convenção mundial de varejo, que ocorreu em Nova Iorque entre os dias 17 e 20 de janeiro, superou o debate da competição entre lojas físicas e e-commerce. Em 2016, um dos maiores focos de estudos dos pesquisadores sobre comportamento de consumo e desenvolvimento do comércio foi apresentado, justamente, no fato de que as duas formas de conquistar os clientes devem estar interligadas. Os 14 participantes da missão empresarial organizada pelo SEBRAE/RS em parceria com a FCDL/RS e o Sindilojas Porto Alegre devem trazer inovações ao Estado após a viagem aos Estados Unidos.

A programação do grupo gaúcho nos Estados Unidos, distribuída em seis dias de atividades, incluiu palestras, painéis, demonstrações de tecnologia e visitas técnicas. De acordo com o técnico do SEBRAE/RS responsável pela missão, Fabiano Bassani Zortéa, os empreendedores gaúchos que estiveram no evento, selecionados a partir de Chamada Pública, formaram um grupo diversificado no que diz respeito ao segmento de atuação. “Após o acesso a essa imersão de conhecimento para qualificação das empresas, os empresários elaboram planos de ação, implementam as melhorias nos próximos seis meses e apresentam seus resultados. A transformação de empresas é a nossa principal intenção ao investir em eventos como a NRF”, comenta.

Quanto à disputa das vendas em lojas físicas e virtuais, há dois anos, a NRF já tinha se debruçado sobre as questões que envolvem essa concorrência. “Agora, os pesquisadores estão mais convictos de que não se trata de competição, mas de complementaridade. A loja física estimula o comércio virtual na medida em que torna as marcas mais conhecidas, aumentando o desejo dos consumidores e isso está atrelado a conteúdo, posicionamento e informação relevante para o cliente”, explica Zortéa. Por outro lado, o e-commerce reforça ações de marketing, promoção e relacionamento com as pessoas, aumentando o engajamento dos consumidores.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, que também integrou o grupo em Nova Iorque, as visitas técnicas que estavam na programação dos gaúchos confirmaram algumas tendências sobre demonstração dos produtos: “Vimos muito mais valorização em mostrar as mercadorias, melhor organizar a loja, do que altos investimentos em decoração ou pontos de vendas hipervalorizados com estrutura e mobiliários desnecessários”, relata, citando o despojamento com que grandes lojas de Nova Iorque estão tratando suas próprias organizações. “Nem tudo o que aprendemos em missões como a NRF significa um alto investimento a ser feito. Pequenos detalhes em disposição de móveis, às vezes, fazem muita diferença”, ensina.

As visitas técnicas foram em 12 grandes marcas estabelecidas em Nova Iorque: Peloton, Normal, Eden Market, Rebecca Minkoff, Warby Parker, T2, Birchbox, Under Armour, Gansevoort Market, Story, Dover Street e Build a Bear Workshop. Por exemplo, a Peloton, trata-se de um ambicioso projeto que conecta loja e serviço de academia de esportes. Localizada no bairro Chelsea, é autodenominada como startup. Ao vender uma bicicleta ergométrica, oferece o serviço de aula com professor “ao vivo”, porém pela internet com serviço de transmissão por streaming. O custo para assinatura mensal do serviço é US$ 39,00.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae