Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Novos roteiros turísticos para a Região Sul

Empresa atendida pelo SEBRAE RS vence licitação promovida pelo Sesc-RS para operacionalizar novas atrações na cidade de Jaguarão

08/03/17

Da Redação

COMPARTILHE
A iniciativa prevê novos destinos e roteiros no município de Jaguarão (Foto: Banco de Imagens)

A iniciativa prevê novos destinos e roteiros no município de Jaguarão (Foto: Banco de Imagens)

Jaguarão – Ações de acesso a mercado realizadas pelo SEBRAE RS desde 2015 com agências receptivas de turismo da Costa Doce têm resultado em aumento de fluxo turístico e novas oportunidades para toda a cadeia do segmento na região. Essa iniciativa ganhou força por meio de uma licitação promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-RS), que prevê novos destinos e roteiros no município de Jaguarão. A vencedora foi a Agência Mauá, que já planeja as ações a partir do mês de abril.

Conforme a gestora de projetos de Turismo no SEBRAE RS Jussara Cruz Argoud oito empresas participaram do pregão. “O objetivo é promover novos pacotes turísticos na cidade, que ampliará o fluxo de turistas e, por consequência, a movimentação de toda a cadeia, incluindo hotelaria, gastronomia, transporte e o setor cultural”, disse. Os projetos promovidos pelo SEBRAE RS, de acordo com Jussara, vêm agindo com esse intuito. Além da participação em licitações e rodadas de negócio, “as empresas atuam em feiras regionais e têm seus roteiros amplamente divulgados”, conta.

A gerente de Hotelaria e Turismo do Sesc-RS, Maria Helena Krause, explica que a entidade trabalha com editais para empresas receptivas desde 2006. “O objetivo é encontrar parceiras licitadas para que possamos trabalhar os destinos. Nessa ação, em especifico, trabalharemos com um destino e quatro roteiros”, informa. Segundo a gerente, como o processo pode ser aditado por até 60 meses, os trabalhos com o fornecedor poderão ser realizados até 2021. Se houver outras necessidades, uma nova licitação poderá ser aberta. “A operacionalização se dará a partir da demanda oportunizada pelas agências de turismo. O Sesc formata o pacote turístico e a empresa realiza o serviço”, explica Maria Helena.

O sócio da Agência Mauá, Antônio Azambuja, conta que a empresa foi criada em 2014, após a conclusão do curso de gestão em turismo, em parceria com outros quatro colegas. “Tínhamos um grupo de estudo na época, então um dos integrantes teve a ideia de criar uma agência receptiva. Na fase de desenvolvimento contamos muito com o apoio do SEBRAE RS e da Universidade do Pampa (Unipampa)”, recorda.

Para Azambuja, empreender é um constante processo de aprendizado, que vem se intensificando com diversas ações realizadas na região. “O processo de licitação foi muito importante para nós. Todo empreendimento que está começando precisa trabalhar muito para colocar seu nome no mercado. Com o término do carnaval, teremos reuniões com o Sesc para iniciarmos as definições dos roteiros”, adianta. Como resultado, o empresário planeja um roteiro para a Semana Santa, em abril. De acordo com ele, nesse período, a região recebe muitos tutistas vindos do Uruguai. “Entre as ações, pensamos em uma caminhada pelo centro, por conta da arquitetura”, revela.

Além dos roteiros resultantes da licitação, ainda este ano a Agência Mauá iniciará um projeto de turismo pedagógico com as escolas da cidade, que irá complementar as disciplinas da grade do ensino fundamental.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae