Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Novo Hamburgo recebe o Desafios do Crescimento

21/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

No dia 25 de maio, SEBRAE/RS promove evento gratuito para explorar as vantagens da inovação nas empresas

Da Redação

Programação do evento no município contempla oficinas e palestras (Foto: Divulgação)

Novo Hamburgo – As palavras desafio e crescimento são expressões constantes para todos os empreendedores. E para ajudar a encontrar novas ideias e enfrentar as duas situações, o SEBRAE/RS programou para o dia 25 de maio um evento com conteúdos capazes de esclarecer questões nesses dois temas. Trata-se do Seminário Desafios do Crescimento que vai ocorrer no Salão de Atos da Universidade Feevale (RS-239, 2755), a partir das 13h30. As inscrições são gratuitas por meio do site do SEBRAE-RS ou pelo telefone 0800.570.0800.

O gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Aurelio Copetti, explica que o seminário faz parte de um ciclo de eventos com uma proposta de estimular a inovação. “É uma questão importante para as empresas do Vale dos Sinos, que têm a base tecnológica a partir de vários setores”, observa. “É uma oportunidade para micro e pequenas empresas de desenvolver um ambiente melhor e fortalecer sua disposição para inovar”, complementa.

O evento ocorrerá em dois períodos. Na parte da tarde, entre 13h30 e 18h haverá sessões de oficinas práticas. São elas: Storytelling, Design Thinking e Gamificação. “A partir do Seminário, que é gratuito e aberto para empreendedores que desejam usar a inovação como ferramenta para crescer, a intenção é estimular as pessoas a colocar em prática suas ideias em projetos que podem dar certo e se tornar alvo de desejo de consumo”, destaca Copetti. Na oficina de Storytelling, Adriana Galli Velho, proprietária da Fábrica de Histórias – Gestão da Inovação e professora, economista, especialista em Marketing com MBA em Gestão Estratégica e Inovação e Mestrado em Design Estratégico, falará sobre como uma história bem contada desperta a curiosidade, causa engajamento e pode ser uma excelente ferramenta de marketing, gestão e processos organizacionais.

Já na oficina Design Thinking, Caroline Bucker, que é mestre em Educação, Publicitária, pós-graduada em Gestão Empresarial, diretora da Idealiza Tools&Methods e consultora de estratégia de varejo, deverá aprofundar as dinâmicas criativas e envolventes como poderosas ferramentas para engajar empresários, transmitir ideias, motivar equipes e inovar em soluções empresariais. Já a oficina sobre Gamificação é com Carlos Idiart, empreendedor, designer premiado, design thinker, artista transmídia e pesquisador independente e presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS. Ele vai esclarecer aos participantes a diferença entre produção de jogos e gamificação. E ainda o conceito de quebra de realidade e como redefinir um problema.

Na parte da noite, após o coffee-break para encontro entre o público, serão realizadas as palestras “7 Tendências para o futuro (agora)”, com Luciana Stein, jornalista que se especializou em tendências de consumo e uma das líderes para a América Latina do bureau de tendências trendwatching.com; além a apresentação do caso de sucesso do aplicativo Easy Taxi, com o empreendedor Tallis Gomes.

O destaque regional do evento será a apresentação do case da Marina Tecnologia, de Triunfo, empresa fundada por Diana Exenberger Finkler, que tem a inovação no seu DNA. Em 2011, a química industrial conquistou o Prêmio Santander Universidades, que lhe rendeu capital e uma equipe para investir em um projeto revolucionário: utilizar a cinza gerada pela queima da casca de arroz, também chamada de sílica verde, na indústria de pneus para substituir o negro do fumo, um derivado do petróleo. A solução conquistou a indústria automobilística, a partir de empresas como Vipal e o produto já está sendo utilizado em veículos da Fiat e da GM. A sílica verde, desenvolvida por Diana, também conquistou o Prêmio Nacional de Inovação Finep. “Agora estamos trabalhando em parceria com sistemistas multinacionais, especialmente da Europa, para reduzir custos e quantificar os benefícios em sustentabilidade”, revela a empresária, que irá palestrar aos empreendedores de Novo Hamburgo e região.

Confira a programação e agende-se:

Dia 25 de maio, no Salão de Atos da Universidade Feevale (RS-239, 2755)
Inscrições gratuitas 

13h30 – Credenciamento

Oficinas:

Primeira Rodada – 14h às 16h
Storytelling – Adriana Galli Velho – Sala 1
Design Thinking – Caroline Bucker – Sala 2
Gamificação – Carlos Idiart – Sala 3

Segunda Rodada – 16h às 18h
Storytelling – Adriana Galli Velho – Sala 1
Design Thinking – Caroline Bucker – Sala 2
Gamificação – Carlos Idiart – Sala 3

18h às 18h30 – Coffee break
18h30 às 18h45 – Abertura oficial
18h45 – 7 Tendências para o Futuro (agora) – Luciana Stein
19h45 – Case regional – Marina Tecnologia – Diana Exenberger Finkler
20h30 – Case Easy Taxi – Tallis Gomes

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Agosto de 2017

Espaço de Gastronomia levará oficinas e degustação às cegas para o Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Agosto de 2017

Gaúchos participam de tour da moda e Latam Retail Show em São Paulo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer