Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Nova Classe Média é tema de palestra na Feira do Empreendedor

27/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Especialista no assunto, Renato Meirelles falou da ascensão do mercado de baixa renda

Da Redação

Renato Meirelles falou da ascensão do mercado de baixa renda (Foto: João Alves)

Porto Alegre – Referência no estudo de consumo do Brasil, o sócio diretor do Instituto de Pesquisa Data Popular, Renato Meirelles, foi uma das grandes atrações do primeiro dia da Feira do Empreendedor. Na palestra “A Nova Classe Média, Consumo e Empreendedorismo”, o especialista abordou todos os aspectos da nova camada social que tem chamado a atenção das empresas: a famosa “Classe C”.

Em tom descontraído, Meirelles surpreendeu o público com diversas declarações: segundo pesquisas do Instituto, a Nova Classe Média (NCM) é responsável por 53,9% da população brasileira. “Ninguém acreditava que iria ser tão influente, mas essa classe não é mais um nicho do mercado, ela já representa quase o total dele”, ressalta. O palestrante ainda afirmou que os empreendedores que desejam abrir um negócio voltado para as classes A e B precisam saber também da C.

Não é novidade que a NCM virou uma das grandes preocupações das empresas, afinal, nem todas sabem como se comunicar com a categoria que está dominando o mercado. Para conquista-la, Meirelles revelou práticas de sucesso que valem a pena colocar em prática. Entre elas, promover um relacionamento direto com os clientes, estar presente em mais de um local e oferecer um preço justo. “Tudo isso com uma gestão qualificada e transparente”, completa.

O bate-papo foi recheado de novidades. Através de vídeos e gráficos, o ministrante empolgou os ouvintes com a revelação de mais estudos sobre o tema: “A NCM do nosso país é mais rica que 64% da população mundial e, acredite se quiser, é no Sul que se concentra a maior fatia do País”, confessa. Entre ter um emprego de carteira assinada, ser um funcionário público ou proprietário de uma micro e pequena empresa (MPE), mais de 50% dos representantes da Classe C prefere a terceira opção. Isso não acontece por estarem desempregados e sim, pelo desejo de independência. Além disso, sete em cada dez MPEs abertas por esses indivíduos foram planejadas, ou seja, houve estudo e preparo para isso.

Data Popular

O Data Popular é um Instituto de pesquisa e consultoria que conta com a ampla base de conhecimento sobre o mercado de baixa renda e a experiência com dezenas de empresas no Brasil. Procura trazer informações relevantes e valiosas para que empresas atuem de forma mais eficiente junto ao público da base da pirâmide – média e baixa renda.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios