Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Noroeste e Sul do Estado são beneficiados com ações do Sebrae/RS

12/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

O Programa Territórios da Cidadania promove atividades para os municípios do Rio Grande do Sul

Da Redação

Micro e pequenas Empresas (MPEs) de São Martinho, Três Passos, Coronel Barros – região Noroeste – Arroio Grande, Cristal, Pelotas e Rio Grande – região Sul – serão auxiliadas com mais ações do Programa Territórios da Cidadania, promovidas pelo Sebrae/RS: empreendedores dos setores industrial, comercial e agronegócio participam de eventos com o objetivo de auxiliar a gestão dos pequenos negócios.

Através de palestras, oficinas, cursos, visitas técnicas e do Sebraetec, proprietários de MPEs nestas regiões serão capacitados através de diversas atividades. “O Programa Territórios da Cidadania é composto por quatro grandes ações, que vem a ser tudo que o Sebrae oferece para o seu cliente, ou seja, atendimento individual, negócio a negócio, atendimento coletivo e muito mais. Para completar, as inscrições de todos os cursos, palestras e oficinas são gratuitas, para empresas inseridas nesse programa, e podem ser realizadas junto ao Sebrae local”, ressalta a gestora estadual do Programa , Tangriane Forest Santos.

Criada em 2008 pelo Governo Federal, a iniciativa busca promover o atendimento às atividades produtivas em localidades deprimidas e estimular a criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento. “O objetivo é contribuir com o desenvolvimento e redução das desigualdades socioeconômicas de ambientes caracterizados pela concentração de pobreza e baixo Índice de Desenvolvimento Humano”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

Confira a programação do Programa Territórios da Cidadania:
Entre os dias 14 e 17 de setembro, os pequenos produtores da atividade agrícola minifundiária – cultivo de soja, trigo, milho e criação de suínos e gado leiteiro – de Três Passos terão a oportunidade de participar do Juntos Somos Fortes, curso da instituição que contribui para a evolução integrada e sustentável, por meio do estímulo a ações coletivas, que gerem renda ao município. O curso acontece na Casa da Cultura da cidade, das 14h às 20h.

Para os empreendedores, moradores de Coronel Barros, que desejam modernizar sua empresa, o Programa Territórios da Cidadania oferece os serviços do Sebraetec. Por meio de uma consultoria, a MPE fica mais preparada para competir no mercado, pois recebe melhoria nos processos e produtos. O trabalho começa dia 15 deste mês, das 8h às 18h, no Auditório da Escola Miguel Burnier, no centro do município. Os empresários participantes terão apoio de até 80% do custo do atendimento.
Já no dia 19, os proprietários de São Martinho serão beneficiados com a palestra Como Conquistar e Manter Clientes. Com a apresentação de conceitos e ferramentas, tem o propósito de sensibilizar e orientar os participantes para a importância de identificar os melhores clientes e proporcionar um tratamento diferenciado, além de apresentar ações para atrair novos consumidores. O evento acontece no centro Multiuso da cidade, das 19h às 21h.

Região Sul
O Programa na região Sul do Estado não fica pra trás. Na agenda, muitas oportunidades para os empreendedores investirem em suas MPEs:

Por quatro horas, no dia 17 de setembro, os empresários de pequenos negócios de Cristal recebem orientações quanto ao custo de mercadorias, produtos, serviços, lucratividade, entre outros. Através da Oficina Análise de Custos, Despesas e Preço de Venda, um plano de ação será traçado para as MPEs, com estruturas de custos, de despesas e o cálculo adequado do preço de venda dos produtos. O “exercício” será elaborado na Prefeitura Municipal de Cristal, a partir das 18h.

O Programa também está recheado de atividades para os empreendedores de Rio Grande. Durante os dias 24 e 25, as oficinas Sei Vender, Sei Comprar e Sei Controlar o meu Dinheiro acontecem na região. Ao encerrar os processos, o empreendedor individual terá conhecimento sobre vendas, sobre a importância dos elementos que envolvem o processo de compras e sobre a melhor forma de utilização do controle de caixa na rotina empresarial. O crescimento e o melhor desempenho dos pequenos negócios são as metas desses workshops. No primeiro dia, Sei Vender e Sei Comprar ocorrem das 14h às 17h e das 19h às 22h, respectivamente. No dia 25, a Oficina Sei Controlar o meu Dinheiro será das 19h às 22h. Todas na prefeitura da cidade. 

Destaque na agricultura e na criação de bovinos e ovinos, os empresários de Arroio Grande terão a oportunidade de aperfeiçoar instrumentos e processos que organizam e controlam a parte financeira das MPEs.  Plano de contas, fluxo de caixa, análise do capital de giro e apuração dos resultados fazem parte do Curso Controles Financeiros. A prática tem duração quatro dias e começa no dia 24 de setembro, das 19h às 23h, na Associação dos Servidores do Município de Arroio Grande.

A última ação promovida pelo Programa no mês de setembro será focada em Pelotas. No dia 28, os pequenos proprietários do local fazem uma visita técnica à Feira do Empreendedor, do Sebrae/RS. Os pelotenses ficarão “por dentro”  das novidades do mundo do empreendedorismo. A Feira do Empreendedor ocorre de 27 a 30 de setembro, no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios