Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Negócios de impacto social participarão de Projeto

Atividades iniciam em junho e nova turma já está com inscrições abertas

31/05/17

Da Redação

COMPARTILHE

Projeto Agir busca desenvolver empresas de impacto social (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – Um novo tipo de empresa está em ascensão. São os negócios de impacto social, empreendimentos que têm fins lucrativos, mas que também buscam trazer melhorias para a sociedade. É para esse tipo de empresário que o SEBRAE RS criou o Projeto Agir em 2016. A segunda turma já foi selecionada e 24 negócios terão a oportunidade de progredir. Outro grupo será aberto em junho com inscrições pelo telefone (51) 3213-1538.

Em um primeiro momento, no ano passado, o SEBRAE RS apoiou os empreendedores que começaram ações voltadas para benefícios sociais. Agora, o objetivo é envolver as empresas que já deram os primeiros passos. A gestora do projeto no SEBRAE RS, Lucimara Pereira, relata que foram selecionadas empresas já constituídas ou em formação, que procuram ajuda para se fortalecer, crescer, conseguir se monetizar e desenvolver ferramentas para avaliar o impacto na sociedade e no meio ambiente. É o caso da Preza, de Porto Alegre. Criada há dois anos, produz óculos a partir de excedentes de madeira da indústria moveleira e busca auxílio para continuar crescendo. “A ideia é aperfeiçoar a gestão e prospectar caminhos para o desenvolvimento de outros produtos feitos com materiais revisitados”, conta a sócia Martina Seibel.

Até dezembro, ela e os outros empresários selecionados participarão de oficinas voltadas para negócios, modelagens e testes de mercado, vendas e distribuição e preparação para a apresentação feita no final do projeto. Ao longo de todo o período, eles terão acompanhamento de consultorias individuais com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos aprendidos nas oficinas. Em dezembro, os participantes farão uma apresentação em um evento ao mercado.

Conheça as iniciativas selecionadas:

  • 100% Acessibility, de Porto Alegre – local totalmente acessível, onde as pessoas possam vivenciar inclusão com autonomia.
  • 1Bem, de São Leopoldo – estimula doações financeiras para causas sociais a partir de financiamento coletivo e experiências entre fãs e ídolos.
  • Agroindústria Águas Claras, de Pelotas – fornece alimento livre de conservantes e agrotóxicos e incentiva pequenos produtores.
  • Amicubo Marketing Social, de Rio Grande – incubada na FURG, comanda uma plataforma de doações on-line chamada Amigo Estou Aqui.
  • B2Social, de Porto Alegre – um plugin para comércio eletrônico que possibilita arrecadar doações espontâneas para instituições ligadas a causas sociais.
  • BenditoVerde.com, de Porto Alegre – aproxima geradores, recicladores e transformadores finais de resíduos.
  • Biosolar, de Santa Cruz do Sul – geração de energia a partir de fonte solar e consultoria ambiental.
  • CConcentra, de Porto Alegre – plataforma que facilita a comunicação entre a comunidade acadêmica para estimular a realização de parcerias.
  • Clube do Papai Pop, de Caxias do Sul – um clube de assinatura para aproximar pais e filhos, por meio de ações interativas off-line.
  • CUIDAQUI.COM, de Porto Alegre – plataforma para busca de produtos e serviços para quem cuida de alguém ou necessita de cuidados.
  • Cuidar de quem cuida, de Porto Alegre – primeiro serviço de RH voltado para o setor público, com foco no desenvolvimento de pessoas.
  • Group Sistemas, de Bento Gonçalves – dispositivo mobile para interação entre marceneiros para reaproveitamento de sobras e trocas de serviços.
  • Herself, de Porto Alegre – oferece calcinhas absorventes reutilizáveis como alternativa aos materiais descartáveis.
  • Mentorium, de Porto Alegre – Gestão e Integração Escolar – sistema que permite a integração e a gestão da escola pública de forma digital.
  • Osucateiro.com, de Caxias do Sul – plataforma para compra e venda de estoques de sucata e resíduos para aproximar todo o Brasil.
  • Precisão em Campo, de Pelotas – foco na gestão e manejo agrícola para utilização sustentável de defensivos e aumento da produtividade.
  • Preza, de Porto Alegre – produz óculos feitos à mão a partir de excedentes da indústria moveleira.
  • Rádio São Miguel, de Uruguaiana – empresa de comunicação que busca mobilizar a população em prol da revitalização do rio da cidade.
  • Raks – Tecnologia Agrícola, de Novo Hamburgo – permite medir a umidade do solo a partir de sensores alimentados por placas solares.
  • Travessias, de Porto Alegre – iniciativa que tem como objetivo capacitar imigrantes e mediar o contato com empresas para contratá-los.
  • Voltatec Energia, de Caxias do Sul – criada para estimular a geração de energia elétrica de forma sustentável pelos próprios consumidores.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios