Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI CONSULTORIA credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Negócio a Negócio irá atender 49 mil microempresas em 2013

30/11/12

Da Redação

COMPARTILHE

Metas do projeto para o próximo ano foram divulgadas em evento na Pucrs 

Da Redação
Este ano o projeto atingiu sua meta no início de novembro, chegando a 46 mil empresas (Foto: Sebrae/RS)
Porto Alegre – O projeto Negócio a Negócio, desenvolvido pelo Sebrae/RS em parceria com 13 instituições de ensino, chegará a 49 mil microempresas em 2013, totalizando 147 mil atendimentos presenciais e gratuitos com foco em gestão. Estas são as metas para o próximo ano, divulgadas nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, durante encontro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). O evento também serviu para o grupo de coordenadores celebrar o alcance das metas em 2012 e reafirmar as parcerias para 2013.
 
“É importante mantermos as equipes, o espírito de grupo entre os agentes de orientação empresarial e iniciarmos os atendimentos logo nos primeiros dias de 2013”, disse o diretor Técnico do Sebrae/RS, Marco Kappel Ribeiro. Os agentes de orientação são universitários que, devidamente treinados na metodologia do projeto, realizam os atendimentos junto às empresas. “O Rio Grande do Sul é o único estado que utiliza estudantes e não consultores para realizar este trabalho. Por isso nosso modelo é referência para os Sebrae das demais federações”, destacou. Para Kappel, este formato permite que tanto as empresas quanto os universitários sejam beneficiados.  
 
O coordenador geral do projeto pela Pucrs, João Miranda, acredita que o campo ainda e fértil em todas as regiões do Estado. “Temos muitas empresas que precisam ser atendidas pelo Negócio a Negócio e ano que vem pretendemos chegar a 100% dos municípios. Hoje estamos atuando em 460 cidades”, ressaltou. 
 
Durante o evento, o Sebrae/RS e as universidades assinaram os convênios referentes a atuação em 2013.
 
 
Resultados 2012
 
Este ano, o projeto atingiu sua meta no início de novembro chegando a 46 mil empresas gaúchas, totalizando 126 mil atendimentos. Neste trabalho atuaram 441 agentes de orientação empresarial. 
 
 
Territórios da Cidadania
 
O Negocio a Negócio também atua através do programa Territórios da Cidadania desenvolvido em municípios da região Sul e Noroeste do Rio Grande do Sul, considerados de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No Sul do Estado, a universidade parceira é a Unijuí e no Sul a Furg e a Ucpel. Juntas elas realizaram 6.802 atendimentos, mas a previsão é que este número aumente até o final do ano. Em 2013, a meta das instituições de ensino é fazer 7.494 atendimentos referentes à etapa dois do projeto, quando os agentes retornam às empresas visitas em 2012. 
 
 
Entenda o Negócio a Negócio
 
O Negócio a Negócio consiste na implementação de ferramentas básicas de gestão em empreendimentos com faturamento anual de até R$ 360 mil, além do Empreendedor Individual. De forma gratuita, universitários devidamente treinados na metodologia do projeto atuam junto às empresas fazendo um levantamento dos pontos fracos e das oportunidades de melhorias, além de sugestões de ferramentas que precisam ser colocadas em prática para que o negócio melhore seus resultados. “Na primeira fase são realizadas três visitas. Em um momento seguinte, os agentes de orientação empresarial retornam às empresas para realizar outros três encontros que finalizam a ação”, explica a gestora do projeto no Sebrae/RS, Viviane Andressa Pinto.
 
As universidades parceiras são: Fadergs, Faccat, Feevale, Furg, Pucrs, UCS, UFSM, Unijuí, Univates, UPF, Urcamp, Ucpel e URI.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Agosto de 2017

Vitivinicultura terá espaço inédito no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer