Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CREDITO mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Municípios conhecem o segredo de Farroupilha

Cidade da Serra é exemplo de eficiência e agilidade no fomento ao empreendedorismo

17/04/17

Da Redação

COMPARTILHE
Representantes de 17 cidades gaúchas conheceram a Sala do Empreendedor de Farroupilha no último dia 13 (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal)

Representantes de 17 cidades gaúchas conheceram a Sala do Empreendedor de Farroupilha no último dia 13 (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal)

Farroupilha – As ações implementadas pelo município de Farroupilha, que eliminou a burocracia e facilitou os processos para impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento local, foram conhecidas por representantes de 17 cidades gaúchas que realizaram visita à Sala do Empreendedor, na quinta-feira, 13 de abril, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC Farroupilha), na Rua 14 de Julho, 713. Na ocasião, eles foram recebidos pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Cleonir Roque Servenigni.

O SEBRAE RS foi parceiro nesta conquista, desde o início do processo com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A adesão ocorreu em 2015 e desde então o município vem implementando práticas e serviços para apoiar os empreendedores. Farroupilha também se integrou à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples), coordenada em conjunto pelo SEBRAE RS e pela Junta Comercial, Industrial e de Serviços (Jucis) do Estado. E dispõe de uma Sala do Empreendedor, que é um espaço para receber os empresários, prestar atendimentos, facilitar a abertura e encerramento de empresas e esclarecer dúvidas. Além disso, a prefeitura de Farroupilha fez movimentos de aproximação estratégica com empresários locais, com a criação de um comitê permanente de acompanhamento das atividades relativas aos trâmites burocráticos, que une servidores e entidades, como Câmara de Dirigentes Lojistas e Câmara da Indústria e Comércio.

Para o secretário Servenigni, o exemplo mais forte que o município pode transmitir é a capacidade de o administrador unir os objetivos das diferentes secretarias em um interesse em comum, convergindo todos para agilizar o trabalho de abertura das empresas. “Não mais o contribuinte tramitou, mas os documentos com a entrada em um único local, a Sala do Empreendedor, que também uniu os serviços de parceiros como a Junta Comercial e o SEBRAE RS”, observa. O melhor é que a mudança foi feita de forma racionalizada. “Não houve investimentos significativos, mas o fluxo dos processos é que mudou na Prefeitura”, revela o secretário.

O técnico de Políticas Públicas do SEBRAE RS Alexandre Schmitt destaca que com ações como essas o município conseguiu reduzir o tempo de abertura de empresas de 400 dias para 48 horas. “Farroupilha é um case de sucesso em atendimento às empresas, em compras públicas, na Sala do Empreendedor”, destaca.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha