Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Municípios conhecem o segredo de Farroupilha

Cidade da Serra é exemplo de eficiência e agilidade no fomento ao empreendedorismo

17/04/17

Da Redação

COMPARTILHE
Representantes de 17 cidades gaúchas conheceram a Sala do Empreendedor de Farroupilha no último dia 13 (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal)

Representantes de 17 cidades gaúchas conheceram a Sala do Empreendedor de Farroupilha no último dia 13 (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal)

Farroupilha – As ações implementadas pelo município de Farroupilha, que eliminou a burocracia e facilitou os processos para impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento local, foram conhecidas por representantes de 17 cidades gaúchas que realizaram visita à Sala do Empreendedor, na quinta-feira, 13 de abril, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC Farroupilha), na Rua 14 de Julho, 713. Na ocasião, eles foram recebidos pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Cleonir Roque Servenigni.

O SEBRAE RS foi parceiro nesta conquista, desde o início do processo com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A adesão ocorreu em 2015 e desde então o município vem implementando práticas e serviços para apoiar os empreendedores. Farroupilha também se integrou à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples), coordenada em conjunto pelo SEBRAE RS e pela Junta Comercial, Industrial e de Serviços (Jucis) do Estado. E dispõe de uma Sala do Empreendedor, que é um espaço para receber os empresários, prestar atendimentos, facilitar a abertura e encerramento de empresas e esclarecer dúvidas. Além disso, a prefeitura de Farroupilha fez movimentos de aproximação estratégica com empresários locais, com a criação de um comitê permanente de acompanhamento das atividades relativas aos trâmites burocráticos, que une servidores e entidades, como Câmara de Dirigentes Lojistas e Câmara da Indústria e Comércio.

Para o secretário Servenigni, o exemplo mais forte que o município pode transmitir é a capacidade de o administrador unir os objetivos das diferentes secretarias em um interesse em comum, convergindo todos para agilizar o trabalho de abertura das empresas. “Não mais o contribuinte tramitou, mas os documentos com a entrada em um único local, a Sala do Empreendedor, que também uniu os serviços de parceiros como a Junta Comercial e o SEBRAE RS”, observa. O melhor é que a mudança foi feita de forma racionalizada. “Não houve investimentos significativos, mas o fluxo dos processos é que mudou na Prefeitura”, revela o secretário.

O técnico de Políticas Públicas do SEBRAE RS Alexandre Schmitt destaca que com ações como essas o município conseguiu reduzir o tempo de abertura de empresas de 400 dias para 48 horas. “Farroupilha é um case de sucesso em atendimento às empresas, em compras públicas, na Sala do Empreendedor”, destaca.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios