Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Muito sucesso com apenas meio hectare de terra

30/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

A produtora Marcia Ferrari, de Arroio do Meio, realizou palestra no Salão do Empreendedor Rural, na Expointer

Da Redação

Marcia Ferrari é referência na produção de orgânicos (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – Basta apenas meio hectare de terra para a produtora rural Marcia Ines Sbruzz Ferrari, de Arroio do Meio, ‘fazer chover’, como diz o ditado popular. Proprietária da Agroecologia Ferrari, Marcia é referência na produção orgânica de hortaliças, verduras, frutas e chás, uma das inciativas que já rendeu a ela a conquista do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios em 2013. Nesta terça-feira, 30 de agosto, a empresária contou um pouco de sua trajetória, desafios e conquistas no Salão do Empreendedor Rural, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, na Expointer 2016.

Em sua palestra, Marcia comentou que, antes de se aventurar como empreendedora, trabalhou por 14 anos em uma indústria de calçados, período interrompido pelo nascimento de sua filha e a necessidade de cuidá-la. Para ajudar na renda familiar, decidiu plantar uma horta orgânica para consumo diário e o excedente era comercializado para vizinhos e padarias da região. Em busca de novos mercados, a empreendedora, juntamente com outros produtores do município, foi em busca de certificação nacional para seus hortifrútis (conquistada em 2012). “No dia 28 de novembro de 2013 recebi o prêmio SEBRAE Mulher de Negócios e, no dia 29, a propriedade foi inserida no roteiro turístico rural, outra vertente do meu trabalho. Agora, boa parte da produção fica aqui mesmo. Os visitantes participam do projeto Colhe e Pague, recebem uma cesta e chapéu de palha para realizar a colheita dos produtos desejados, e saem satisfeitos”, orgulha-se.

Família trabalha unida
O marido, que antes trabalhava fora como empregado, também agregou-se ao time, composto ainda pela filha de 12 anos. Foi ela que fez as primeiras divulgações do roteiro turístico nas redes sociais e ensinou Marcia a mexer na ferramenta. “Não fosse o nascimento dela, talvez eu ainda estivesse trabalhando naquela empresa de calçados. Hoje, sou dona do meu próprio negócio, temos dinheiro para viver bem e não troco a minha atividade por nada”, comemora. Segundo a produtora, entre 2015 e 2016, o roteiro turístico aumentou o número de visitantes em 60% e a receita de sua empresa também subiu 18%. “Mas tudo isso não seria possível sem a contribuição de várias entidades como SEBRAE/RS, SENAR-RS, Emater, Afubra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e administração municipal”, destacou Marcia.

Salão do Empreendedor Rural
O Salão do Empreendedor Rural é uma iniciativa inédita da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, na Expointer. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, o espaço contempla uma extensa programação que inclui tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, além das tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine dos Alimentos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae