Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

MPEs gaúchas participam da Feira CeBIT 2013, na Alemanha

28/02/13

Da Redação

COMPARTILHE

Missão empresarial vai em busca de tendências e parcerias

Da Redação

Evento é considerado o maior da área de tecnologia da informação e comunicação (Foto: Cebit\Divulgação)

Porto Alegre – Dez micro e pequenas empresas gaúchas estão com viagem marcada para a cidade de Hannover, na Alemanha, onde participam, entre os dias 3 e 11 de março, de missão a Feira CeBIT, considerada a maior da área de tecnologia da informação e comunicação. A iniciativa faz parte das ações do projeto Promover a Internacionalização da Indústria de Tecnologia da Informação Sinos, Serra e Metropolitana, do SEBRAE/RS em parceria com a FIERGS.

O grupo irá ao evento com o objetivo de conhecer as principais tendências do setor para os próximos anos, além de possíveis novos mercados e parcerias. “Para que os empreendedores possam aproveitar ao máximo a missão, estamos prestando consultorias individuais de preparação e treinamento específico para feiras e missões internacionais”, ressalta o técnico do SEBRAE/RS que estará acompanhando o grupo, Gustavo Piardi.

O presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, afirma que participar da mais importante feira da indústria digital proporciona às micro e pequenas empresas gaúchas a abertura de novos mercados e a possibilidade de concretizar parcerias com empresas de outros países. “Com esta ação, estamos contribuindo para o processo de internacionalização dos pequenos negócios de Tecnologia da Informação que já possuem produtos consolidados no mercado brasileiro e que, por isso, devem buscar espaços no exterior”, destaca.

O proprietário da Proelo Software, Ricardo Coelho, participa pela primeira vez da CeBIT e está com grandes expectativas: “Estamos preparados e acreditamos que iremos concretizar nossa primeira exportação”. Para Coelho, a feira é um centro internacional de inovação e oportunidades de negócios. “Toda a experiência e o preparo que estou realizando é um aprendizado e uma oportunidade única para colocar a prova o que foi desenvolvido até agora, tanto em termos técnicos, como de potencial humano. Acredito que será um divisor de águas na minha vida como empreendedor”, destaca. A Proelo Software está localizada em Porto Alegre.

Em compensação, a empresa Defenda Business Protection Services & Solutions, não têm expectativa de fechar negócios, mas de estabelecer contatos com possíveis parceiros estratégicos e clientes, inclusive empresas brasileiras. Um dos sócios da Defenda, Leonardo Lemes Fagundes, acrescenta que a participação na CeBIT faz parte do projeto de internacionalização da empresa, que possui etapas bem definidas, entre elas participar de feiras, visitas técnicas e rodadas de negócio.

Esta é a segunda participação da Defenda na CeBIT, em Hannover. Ano passado, o empreendimento esteve na Alemanha como expositora e, para primeira vez, “foi uma ótima oportunidade para aprender sobre o funcionamento de um evento desse porte e, certamente, como expositor estaremos muito melhor preparados”, afirma Leonardo Fagundes.

Projeto do SEBRAE/RS

O projeto Promover a Internacionalização da Indústria de Tecnologia da Informação Sinos, Serra e Metropolitana conta com 30 empresas participantes. O objetivo é abrir novos mercados fora do Brasil e fomentar parcerias de empresas brasileiras com de outros países. Dentre das principais ações do projeto estão estudos e prospecção de mercados, capacitações e consultorias de planejamento internacional e missões internacionais.

As empresas que participam da CeBIT são: Proelo Software (Porto Alegre), Defenda (São Leopoldo), SBPA (São Leopoldo), Diponto (Porto Alegre), Learn 4 Fun (São Leopoldo), Kbase It Solutions (Esteio), TCA (Taquara), Done It (Porto Alegre), Lexsis (Porto Alegre) e TDS Software (Caxias do Sul).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios