Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Movimento para incentivar os pequenos negócios

05/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa liderada pelo SEBRAE estimula a população a concentrar o consumo no dia 5 de Outubro em micro e pequenas empresas

Da Redação

Dia 5 de Outubro é a data oficial do Movimento Compre do Pequeno Negócio (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – Nesta quarta-feira, 5 de agosto, foi lançado em todo o País um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas (MPEs). A ação inédita é liderada pelo SEBRAE e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia. No Rio Grande do Sul elas somam 1,2 milhão de empresas que geram 66% dos postos de trabalho e têm participação de 33% no Produto Interno Bruto (PIB).

“Há 42 anos, o SEBRAE prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que, ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destaca o presidente nacional do SEBRAE, Luiz Barretto. As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.

Para o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, ao escolher comprar do pequeno negócio, os consumidores estão fazendo a sua parte na geração do desenvolvimento local. “Mais fortalecidas, as empresas podem inovar, elevar seu desempenho, diversificar a oferta de produtos e serviços e atender melhor o cliente”, destaca.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite que enumera cinco razões para comprar dessas empresas:

1 – É perto da sua casa
2 – É responsável por 52% dos empregos formais
3 – O dinheiro fica no seu bairro
4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade
5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

No hotsite, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.

O SEBRAE e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo.

Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. “A expectativa é que o 5 de Outubro se torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e, assim, colaborem com o crescimento da economia brasileira”, acrescenta Luiz Barretto.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio no RS está programando uma série de capacitações com foco no empreendedor, especialmente na semana entre 21 e 26 de setembro:

  • Estandes de Atendimento em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana.
  • Palestras, oficinas e cursos do SEBRAE/RS com 50% de subsídio.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Conexões para inovar

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing