Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Movimento Compre do Pequeno Negócio estará na Expointer

28/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Inúmeras ações de divulgação da iniciativa serão realizadas durante a feira que deverá receber mais de 500 mil visitantes em nove dias

Da Redação

Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma iniciativa do SEBRAE (Foto: Divulgação)

Esteio – O Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa do SEBRAE para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas (MPEs), também estará na Expointer 2015 entre 29 de agosto e 6 de setembro. O espaço institucional do Movimento está localizado no Pavilhão Internacional da feira, junto ao estande do Juntos para Competir.

Segundo a gerente de Atendimento Individual do SEBRAE/RS, Viviane Ferran, levar o Movimento Compre do Pequeno Negócio para dentro da Expointer faz parte das estratégias de divulgação desta iniciativa lançada no mês de agosto em nível nacional. “Realizaremos ações junto ao público visitante da feira, no pavilhão da Fetag, onde concentra-se grande número de micro e pequenas empresas, entre outros locais de boa visibilidade no parque e na estação da Trensurb em Esteio”, explica.

A ação inédita é liderada pelo SEBRAE e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia. No Rio Grande do Sul elas somam 1,2 milhão de empresas que geram 66% dos postos de trabalho e têm participação de 33% no Produto Interno Bruto (PIB).

“Há 42 anos, o SEBRAE prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que, ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destaca o presidente nacional do SEBRAE, Luiz Barretto. As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.

Para o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, ao escolher comprar do pequeno negócio, os consumidores estão fazendo a sua parte na geração do desenvolvimento local. “Mais fortalecidas, as empresas podem inovar, elevar seu desempenho, diversificar a oferta de produtos e serviços e atender melhor o cliente”, destaca.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite que enumera cinco razões para comprar dessas empresas:

1 – É perto da sua casa
2 – É responsável por 52% dos empregos formais
3 – O dinheiro fica no seu bairro
4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade
5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

No hotsite, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.

O SEBRAE e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo.
Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. “A expectativa é que o 5 de Outubro se torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e, assim, colaborem com o crescimento da economia brasileira”, acrescenta Fialho.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio no RS está programando uma série de capacitações com foco no empreendedor, especialmente na semana entre 21 e 26 de setembro:

  • Estandes de Atendimento em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana.
  • Palestras, oficinas e cursos do SEBRAE/RS com 50% de subsídio.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

I Seminário Junta Digital será realizado em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing